Seguidores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

PLÁGIO É CRIME

Por Ivone Boechat

Há pessoas que se apossam da obra alheia, assinam, ilustram, postam, e se irritam, quando são deletadas, após a reclamação pelo direito autoral. Este crime horroriza. E não são adolescentes que fazem isto, porque alguém poderia dar o desconto pela imaturidade. Não. É gente cascuda, “madura”, “useira e vezeira” com as quais se perde um precioso tempo de vida para denunciar, deletar, bater boca. Ufa!

Alguns infratores dizem impropérios, mandam o autor amarrar uma melancia no pescoço...mesmo com a obra registrada, ainda leva-se um bom  tempo para o corrupto se mancar. Há casos de voltarem a cometer o mesmo crime passado algum tempo, usando o mesmo texto, com título diferente.

O que será que as famílias, escolas, igrejas estão ensinando? A modernidade abriu um espaço absurdo para a informação. Então é tudo a fazer! A educação precisa chegar junto e eu diria que tem que chegar na frente.

Autores que até já morreram estão com suas obras surrupiadas na mídia e deve-se colaborar denunciando. É triste demais.Para citar apenas um exemplo: a poetisa Myrtes Matias, falecida há pouco tempo, já tem vários textos postados com nomes de outros “autores”.

Há textos de grandes autores também plagiados!

Encontro na Internet e-boock contendo textos assinados por um “maluco” – só pode ser – quando se entra em contato, o cara de pau diz que na próxima edição vai corrigir o erro. Como assim? Outro faz um livro inclui texto dos outros, registra e diz que vai corrigir na próxima edição. Merecem o escárnio. Isto é imoral.

É uma maldade também postar o texto como anônimo. Tem que se pesquisar até encontrar o autor, porque as aspas caem rapidamente e circula anônimo.  Há casos de alguns que ao tomarem conhecimento do autor verdadeiro, preferem tirar a página do que reconhecer o autor. Vamos dar as mãos para resistir ao furto de obras. Vamos denunciar os ladrões! Vamos desmascará-los publicamente! Seja quem for.

Como vencer a endemia de corrupção neste assolado país, se não há um mínimo de escrúpulo ao assaltar a obra alheia? Olá, senhores pais, professores, pastores, padres e todo mundo que se dedica à educação. É preciso fazer um mutirão urgente para ensinar às pessoas que se apossar do que não é delas é crime previsto em lei.

Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio. Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: “Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Biografia da autora

Ivone Boechat de Oliveira é natural do Estado do Rio de Janeiro, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, filha de Emiliano Boechat de Oliveira e Zilma Azeredo Boechat.

Professora universitária, Vice-diretora e Chefe de Departamento de Escolas de Nível Superior. Secretária de Educação do Município de Magé-RJ Superintendente Itinerante Nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC - Instituição que fundou 1100 escolas de todos os níveis e projetos comunitários no território brasileiro, alcançando milhões de estudantes. Bacharel em Direito-Universidade Cândido Mendes-RJ Graduada em Pedagogia-Universidade Augusto Mota-RJ Pós-graduada em Educação-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Augusto Motta - Rio de Janeiro. Mestre em Educação- American World University- Phd em Psicologia da Educação Wisconsin Interational University – 16 livros publicados; Medalha de Honra ao Mérito Educacional “Lux in tenebris”, concedida pelo Sindicato dos Professores do Estado do Rio de Janeiro; Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes. Ministra Conferências, Cursos e Palestras em todo território nacional e no Exterior.

(Todas estas poesias estão com registro de direito autoral 654.874,livro 1.260, folha 332 BN MEC)

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/IVONE_BOECHAT/IVONE_BOECHAT.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário