Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2018

UM AVISO A MANDO DE LAMPIÃO

*Rangel Alves da Costa

Virgulino Lampião não anda gostando nada das explicações estapafúrdias, mirabolantes e desengonçadas, que a todo dia surge a seu respeito. Querem porque querem que a sua valentia, o seu caráter, o seu comportamento e as suas propensões, sejam explicadas à luz do laboratório, do experimento, da pesquisa, da Ciência, enfim. Ao invés de compreender o homem, querem coloca-lo num tubo de ensaio.
Então Virgulino Lampião pede apenas que olhem para trás, que analisem a sua história familiar, que observem as condições e as circunstâncias de sua vida, que procurem conhecer as motivações para o mundo cangaceiro que veio depois. Segundo o Capitão, ao invés de compará-lo a qualquer outra coisa - como se fosse um rato de laboratório - primeiro deveriam procurar conhecer o que fez da criança um bicho, o que fez do homem uma fera, o que fez do cangaceiro uma coisa do outro mundo. E certamente avistariam o medo, a violência, a perseguição, a injustiça, o sangue derramado. E não pelas suas mãos. Somente depois que a sangria estava aberta é que não se pôde nunca mais estancar.
Pessoalmente eu bem compreendo a propensão ao cientificismo de muitos daqueles que tentam conhecer e explicar Lampião através de estudos, teses e teorias. Contudo, Virgulino Lampião é impossível de entender e muito menos de explicar. Na verdade, Lampião apenas nos espanta. Absurdamente espanta, deixa-nos boquiabertos e arrebatados! Quanto mais a pessoa imagina conhecê-lo mais ele cuida de negar, de dizer e repetir, o quanto é vago nosso conhecimento sobre sua pessoa e os seus modos de pensar e de agir. E como entender e explicar um homem que é, no todo e ao todo, apenas uma interrogação ou, quando menos, uma espantosa exclamação?


Padim Ciço pode ser teorizado perante os supostos milagres e pela atuação sacerdotal e política. Frei Damião pode ser explicado perante seu compromisso de uma religião dos humildes, suas pregações nas Santas Missões e na sua abnegação religiosa. Antônio Conselheiro pode ser estudado perante seu idealismo político-religioso e seu misticismo exacerbado. Pedro Batista pode ser analisado perante seu compromisso de peregrinação, sua força espiritual de cura e aconselhamento e seu poder de atração de devotos. Mas como explicar Lampião, preclaros cientificistas, nobres freudianos, junguianos ou de outras escolas psicanalíticas? Será que a Psicologia tem as respostas? Será que até a Parapsicologia possui as respostas?
Mais difícil ainda entendê-lo e explicá-lo por que Virgulino Lampião nasceu dotado de todas as ciências do mundo. Sim, Lampião foi a Ciência em pessoa. Nele há Psicologia, Psicanálise, Psicopatologia, Geopolítica, Geografia, Estratégia Militar, Política, Administração, Religião, Misticismo, Biologia, Direito, Arte, Filosofia, tudo, absolutamente tudo. O apontamento de apenas alguns fatores ou aspectos para explicar a grandeza (para o bem ou para o mal) que foi este homem, sempre recairá apenas em recorte explicativo.
Do mesmo modo não adianta ir além ou aquém na tentativa de conhecer ou de explicar Lampião. Tanto assim que o que é dito é logo refutado, desmentido, dito de outra forma, ainda assim muito distante da realidade. E simplesmente por que ninguém conhece Lampião. Digladiam em palavras sobre o seu nascimento e sobre sua morte, diz isso e aquilo, mas nada que se assente como pedra da verdade. Daí indagar: Por que não se sabe sequer se o cangaço lhe era um modo forçado de vida ou se continuou como líder por tanto tempo apenas pelo prazer da luta?
Mas deixe pra lá. Segundo o próprio Virgulino Lampião me segredou durante o Cariri Cangaço Poço Redondo, só há uma maneira de entendê-lo e explicá-lo: Tentar segurá-lo a cada vento que passa!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário