Seguidores

domingo, 23 de setembro de 2018

EM 23 DE SETEMBRO DE 1950 - FALECIA EM FORTALEZA-CE, VÍTIMA DE UM COLAPSO CARDÍACO, O EX-PREFEITO DE MOSSORÓ-RN, FRANCISCO VICENTE CUNHA DA MOTA


Por Lindomarcos Faustino 

EM 23 DE SETEMBRO DE 1950 - Falecia em Fortaleza-CE, vítima de um colapso cardíaco, o ex-prefeito de Mossoró-RN, Francisco Vicente Cunha da Mota. A cidade de Mossoró ficou de luto por esse episódio e lhe homenageia dando o seu nome numa rua desta cidade que fica no bairro Paraíba, também é homenageado numa escola estadual, situada na Rua: Afonso Pena, no bairro São José, ocorrendo a inauguração no dia 30 de setembro de 1963, sendo a mesma construída pelo Instituto Brasileiro do Sal, na administração do professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, passando depois para a Secretária de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. O seu nome também é lembrado no Departamento de Zootecnia da UFERSA. Vejamos abaixo uma das principais obra que foi realizada neste mandato.

Ela nasceu na cidade de Mossoró, no dia 10 de abril de 1880, seus pais eram o coronel da Guarda Nacional Vicente Ferreira da Mota e Dona Filomena Ferreira Cunha da Mota, sendo os seus irmãos: Vicente Ferreira Filho (Ferreirinha), Maria da Cunha Mota e Luiz Ferreira Cunha da Mota, este último mais tarde o padre, prefeito de Mossoró e monsenhor. 

Cunha da Mota era casado com Dona Maria Marcília de Miranda Mota, e desse matrimônio, nasceram os seguintes filhos: Péricles de Miranda Mota, Francisco Vicente de Miranda Mota, Vicente da Mota Neto, Antônio de Pádua Miranda Mota, Anita de Miranda Mota Borges, José Plínio de Miranda Mota e Eleonora Mota Fernandes.

Francisco Cunha da Mota Foi um industrial salineiro e um dos chefes de uma grande importância comercial daquele tempo. Ele foi então escolhido para ser governante da Intendência Municipal, durante o período de 1914 a 1916, junto com o seu vice Vicente Alves do Couto.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1726597600799371&set=gm.1801495009933921&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário