Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

AS CANTIGAS DE JESUÍNO BRILHANTE, O ROBIN HOOD DO SERTÃO.

Por Carlos Newton Junior

Se Lampião tem a fama de Robin Hood isso se teve Graças é um verdadeiro herói o saudoso "Jesuíno brilhante", que roubava dos governantes para dar aos pobres . aqui embaixo alguns poemas do tempo dele, cordéis do tempo em que ele desbravava os Sertões em busca de Justiça.

Senhores que aqui estão vou cantar meu Desatino: o coração do cangaceiro que se chamou Jesuíno, seu Bacamarte de prata Estrela do seu destino.


Queria que a luz de ouro de uma Justiça constante brilhante para todo mundo no sol de Seu Diamante e por isso que o seu nome foi Jesuíno brilhante.

Fazendeiro truculento desfeiteou seu irmão: ele vingou esta ofensa, fez o sangue seu Brasão e dizem que desde então galopava nas estradas a cantar esta canção.


Eu tenho um espelho de cristal: foi Jesus Cristo que limpou ele do pô .mas lá um dia a terra se alumia : ao meio-dia se espalha luz do sol.

De guarda peito perneira chapéu de couro e Gibão, montado no seu cavalo por nome de Zelação , logo virou Jesuíno rei do povo do Sertão.



Tomava dos Poderosos o ouro, a prata, e o cobre, dividia o que tomava, distribuindo com os pobres, era bom, Valente E justo, sangue Limpo de alma Nobre.

Então juntaram-se os ricos e o governo da nação: Botaram uma emboscada e ele morre a traição. mas o povo não esquece Sonha com ele o sertão.

Jesuíno já morreu, morreu o rei do Sertão! morreu no campo da honra não entregou-se a prisão, por causa de uma desfeita que fizeram com seu irmão.

Carlos newton junior
( o cangaço na poesia brasileira)

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=941564706052474&notif_id=1540940788055745&notif_t=feedback_reaction_generic

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário