Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2018

O PRIMEIRO ASSALTO LIDERADO POR LAMPIÃO.

Por Guilherme Machado Historiador

Na edição de 29 de junho de 1922, do jornal “Diário de Alagoas”, afirma que Lampião e cangaceiros em numeroso bando, assaltaram a cidade de Água Branca, penetrando na residência da Baronesa.


Esta era a octogenária Joana de Siqueira Torres viúva do Barão do Império Joaquim Antônio de Siqueira Torres. Os cangaceiros chegaram de madrugada entraram pelos fundos do casarão e roubaram o que puderam. Apesar de ocorrer uma resistência das pessoas do lugar, eles escaparam ilesos.

Barão do Império Joaquim Antônio de Siqueira Torres.

No dia 1 de julho este periódico alagoano informou através de “viajantes vindos do sertão”, que os esforços da polícia para prender os assaltantes foram nulos.

Manuel de Souza Ferraz o conhecido Manuel Flor.

Lampião segue para Pernambuco, feliz pelo resultado do saque. Em uma tarde, junto com seus companheiros de rapinagem dançaram xaxado e cantaram a mítica melodia “Mulher Rendeira” embaixo de uma quixabeira no centro do povoado de Nazaré e o fato foi presenciado por Manuel de Souza Ferraz o conhecido Manuel Flor. Este se transformaria em um dos maiores perseguidores de Lampião.

Material do pesquisador Guilherme Machado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário