Seguidores

sábado, 3 de novembro de 2018

MORREU A CANTORA MARIA GUINOT

Venceu o Festival da Canção em 1984, com a canção Silêncio e Tanta Gente, com a qual representou Portugal na Eurovisão. - PÚBLICO

Morreu Maria Guinot. A cantora e compositora tinha 73 anos. Foi com "Silêncio e Tanta Gente" que venceu o Festival da Canção, em 1984, e representou Portugal na Eurovisão.


Maria Guinot começou a tocar piano na infância. Ao longo da carreira, que começou no final dos anos 60, colaborou com nomes como José Mário Branco, Carlos Mendes, e Manuel Freire.

"Tudo Passa", lançado em 2004, foi o último disco que editou. Maria Guinot também se dedicou à literatura, com dois livros editados. Em 2010 sofreu três AVC.

O velório realiza-se amanhã, a partir das 16h00, na Igreja da Parede. Na segunda-feira de manhã, o corpo segue para o cemitério de Barcarena, onde vai ser cremado.

https://www.publico.pt/2018/11/03/culturaipsilon/noticia/morreu-cantora-maria-guinot-1849809?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=1849809

O site wikipédia escreveu a sua biografia: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Guinot

Maria Guinot (Lisboa, 20 de Junho de 1945 - Parede, 3 de Novembro de 2018) foi uma cantora portuguesa. 

Maria Guinot, de seu verdadeiro nome Maria Adelaide Fernandes Guinot Moreno, nasceu em Lisboa a 20 de Junho de 1945 e foi viver para Almada, onde começou a aprender piano com 4 anos de idade. Maria Guinot terá parentesco com a cantora Maria Emília Guinot, mas tão afastado que nem se conheciam.
Em 1968 participou num programa de rádio, o que acabou por conduzir à gravação do seu single de estreia. Lança ainda um segundo single com o tema "Criança Loura". Está afastada da música durante vários anos.
Fica em 3º lugar no Festival RTP da Canção de 1981 com o tema "Um Adeus, Um Recomeço". Participa no Festival da Canção da Rádio Comercial com os temas "Falar Só Por Falar", "Vai Longe O Tempo" e "Um Viver Diferente". É lançado o single "Falar Só Por Falar".
Em 1984 vence o Festival RTP da Canção com "Silêncio e Tanta Gente". Apesar da excelente recepção a canção não foi além do 11º lugar no Festival da Eurovisão.
O tema "Homenagem às mães da Praça de Maio" é incluído no duplo álbum 'Cem anos de Maio', editado pela CGTP em 1986.
No programa "Deixem Passar a Música", gravado para a RTP, foi acompanhado da orquestra dirigida por José Mário Branco nas canções "Atlântida", "Balada das Meias Palavras", "Ai Quem Me Dera", "O Baile das Segundas Feiras", "Feiras das Existências" e "A Bela Adormecida". Em play-back apresentou "As Mães da Praça de Maio" e "Saudação a José Afonso" (canção recusada pelo júri do Festival RTP da Canção desse ano, ainda com o nome de "A Título Póstumo").
Ainda no mesmo programa, José Mário Branco cantou "Remendos e Côdeas", António Vitorino de Almeida acompanhou-a, ao piano, no tema "Porque Choram os Teus Olhos", e Manuela de Freitas disse o poema "Catarina", de Sophia de Mello Breyner.
Em 1987 foi editado o álbum "Esta Palavra Mulher", uma edição de autor. Participa no Festival da Canção desse ano ao assinar a letra de "Imaginem Só" defendida por Ana Alves.
Colabora no disco "Correspondências" de José Mário Branco.
Em 1991 é editado pela UPAV o álbum "Maria Guinot" com produção de José Mário Branco. Participam neste disco José Marinho, piano, teclados; Irene Lima, violoncelo; Luís Oliveira, viola acústica; Tony Rato, baixo eléctrico; Carlos Bica, contrabaixo; Ricardo Ramalho, flauta; Edgar Caramelo, saxofone tenor; João Nuno Represas, percussões; Fernando Ribeiro, acordeão; Maria Guinot, piano; e Artur Moreira, clarinete.
Em 1999 é editado pelo Ediclube o livro "Histórias do Fado" de Maria Guinot, Ruben de Carvalho e José Manuel Osório, sob o tema de "Um século de Fado".
Lança em 2004 o livro "Memórias de um espermatozóide irrequieto", que inclui também um CD com 13 inéditos de nome "Tudo Passa".
Maria Guinot cede um tema para o disco "UM MAR DE SONS" comemorativo da 100ª edição do roteiro cultural de Oeiras com "Nove músicas cantadas ou tocadas por gentes de Oeiras, numa mistura de sons e estilos". Outros nomes: Coro de Santo Amaro de Oeiras, Fade Out, Pedro OsórioCramol, Desso Blues Gang, Pedro Carneiro, Flushot e Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.
Desde 2010 que deixara de tocar piano, após três AVC. Veio a falecer vítima de infecção respiratória na Parede, no dia 3 de Novembro de 2018, aos 73 anos. Foi cremada no Cemitério de Barcarena.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Guinot

http://blogdomendesemendes.blogspót.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário