Seguidores

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A FAZENDA PIA NOVA E AS MORTES DOS INOCENTES


Por Manoel Belarmino Belarmino

Depois da morte do cangaceiro Zepelin naquele fatídico combate da Fazenda Araras, em Poço Redondo, entre a volante de Zé Rufino e o subgrupo de cangaceiros de Mané Moreno, ocorrido em abril de 1937, os cangaceiros juraram vingar a morte do companheiro.

Naquele ano de 1937, o inverno começou com muita chuva. A caatinga estava verde, brejos, lama e as mutucas atacavam até no rosto dos cangaceiros e volantes. Costumeiramente, nesses tempos de inverno frio, as volantes se recolhiam na Serra Negra e os cangaceiros nas redes das fazendas. Mas aquele combate da Fazenda Araras martelava na cabeça dos cangaceiros que teria sido coisas de coiteiro dedo-duro.

Os cangaceiros já estavam na fazenda Alto Bonito, uma propriedade do pai da cangaceira Áurea Soares, lamentando a inconformada morte de Zepelin, e tentando entender qual coiteiro teria traído Mané Moreno. Logo, desconfiaram do coiteiro Chico Geraldo, último coito que tiveram antes do combate da Araras. E, de fato, foi mesmo Chico Geraldo que foi à Serra Negra denunciar a presença dos cangaceiros na Fazenda Salgadinho.

Na manhã do 2 de abril do mesmo ano, 1937, os cangaceiros retornam ao Salgadinho para tirar as dúvidas se realmente foi o coiteiro Chico Geraldo que teria ido informar a Zé Rufino da presença dos cangaceiros na sua fazenda.

Os cangaceiros interrogam o coiteiro Chico Geraldo que mente e nega que foi à Serra Negra falar com Zé Rufino. Diz que tem suspeita dos moradores da Fazenda Pia Nova. E cita os nomes de Firmino e Torquato, como os possíveis noticiadores da presença de cangaceiros ali. Depois de ouvir isso do coiteiro Chico Geraldo, os cangaceiros ansiosos por vingança se deslocam até a Fazenda Pia Nova e prendem Torquato e seu genro Firmino, e matam os dois ali mesmo na sede da fazenda. Firmino foi morto a tiros pela arma do cangaceiro Pancada e Torquato foi friamente assassinado pelo punhal do cangaceiro Cravo Roxo. Mais uma vez a mentira e a covardia faz derramar sangue no chão de Poço Redondo. Dois corpos de inocentes ficam ali estendidos no chão.

Os vaqueiros inocentes, Firmino e Torquato, foram enterrados no cemitério da Fazenda São Clemente, onde também foram sepultados, em 1932, outros dois inocentes vítimas do Cangaço, Zé Bonitinho e João de Clemente, ali próximo da Pia Nova, no Município de Poço Redondo.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2129054630449845&set=a.608577935830863&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário