Seguidores

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ACADEMIA MOSSOROENSE DE ARTISTAS PLÁSTICOS-AMARP


03 - OBJETIVOS GERAIS
04 - FRANCI DANTAS - PRESIDENTE 
03 - OBJETIVOS GERAIS

Com o lema “Pintura é um Poema sem Palavras” e tendo como patrono, o xilógrafo, cartunista, artista plástico e jornalista, JOÃO DA ESCÓSSIA NOGUEIRA, a Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) foi fundada em 26 de setembro de 2017. Ela é formada por artistas das mais diversas artes visuais como pintura, desenho, escultura, artesanato, dentre outras. Atualmente está sediada no Museu Histórico Lauro da Escóssia.

João da Escóssia Nogueira

Presidida pela acadêmica FRANCI DANTAS, a AMARP realizou cerimônia de posse dos seus primeiros acadêmicos. A solenidade aconteceu no auditório Dorian Jorge Freire, dependências da Estação das Artes Elizeu Ventania, na noite da última sexta-feirA, DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2018,  com grande participação popular e de autoridades culturais locais.


Fizeram parte da mesa diretora, além da presidente da AMARP, FRANCI DANTAS, os seguintes intelectuais: o Presidente da Associação dos Escritores Mossoroenses – ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO; a Professora SUSANA GORETTI (Museu do Sertão), o Presidente da Sociedade Brasileira do Estudo do Cangaço – SBEC, o Doutor Professor BENEDITO VASCONCELOS MENDES; o Presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais – ACJUS, JOSÉ WELLINGTON BARRETO; o Presidente da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, ELDER HERONILDES DA SILVA, o representante da Prefeitura Municipal de Mossoró, o radialista e funcionário público municipal LALAUZINHO DE LALAU e o diretor executivo do Museu Histórico Lauro da Escóssia, ASCLÉPIUS SARAIVA CORDEIRO.

Presidente Franci Dantas

Além destes, o Presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel – AMLC, GUALTER ALENCAR DO COUTO e diretora da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, a Sra. MARIA DAS GRAÇAS HENRIQUE estiveram presentes prestigiando este grande acontecimento cultural.
O Presidente da Fundação Vingt-un Rosado, o senhor DIX-SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO ficou impossibilitado de comparecer, mas enviou um substituto que o representou: o atual Editor da Coleção Mossoroense e Coordenador de Reestruturação da Fundação Vingt-un Rosado, ERIBERTO MONTEIRO.

Durante a festa solene, o artista AYJALON DRUMON fez apresentação cênica, enquanto que GORETTI ALVES e RONALDO ALVES, fizeram apresentação musical.

O advogado, Escritor, Radialista, Agente Comunitário e Acadêmico Presidente da ACJUS, o Dr. José Wellington Barreto apresentou a AMARP para a plateia presente.

O Dr. Benedito Vasconcelos Mendes e Dra. Suzana Goretti Lima Leite receberam os títulos de "Presidente de Honra" e "Madrinha da AMARP, respectivamente.

Receberam títulos de "MÉRITO CULTURAL", em reconhecimento pelos serviços prestados e contribuição com a cultura local, as seguintes personalidades: ERIBERTO MONTEIRO, ASCLÉPIUS SARAIVA CORDEIRO, MILZA MACEDO DO COUTO e FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO.

Confira a relação dos primeiros acadêmicos que foram empossados e suas respectivas cadeiras:

1 – Franci Francisca Dantas
2 – Ednaldo de Oliveira Bezerra
3 – Maria Freire da Costa
4 – Hebert Luís Regis de Menezes
5 – Maria José Guimarães
6 – Marlúcia Almeida da Silva
7 – Maria das Dores Almeida da Silva
8 – Yáscara Samara de Oliveira da Silva
9 – Janilce da Silva Falcão
10 - Carlito Lucas dos Santos Neto

A TV Cabo Mossoró (TCM) fez a cobertura televisiva através do programa Premiére, com Will Vicente.

Ressalva: a Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) está em dívida com o senhor Elder Heronildes, presidente da AMOL. Segundo a presidente Franci Dantas da AMARP, a homenagem será feita posteriormente no primeiro momento solene da academia.  Elder Heronildes é um batalhador da cultura local. Ele e é merecedor de todas homenagens pela dedicação e pelos enormes serviços prestados a cultura potiguar.





Share

Receberam títulos de mérito cultural em reconhecimento pelos serviços prestados e contribuição com a cultura local, as seguintes personalidades: Eriberto Monteiro, Asclépius Saraiva Cordeiro, Milsa Macedo do Couto e Francisco José da Silva Neto. 


Houve realização de entrega da primeira edição do troféu AMARP. Foram agraciadas com prêmio, as seguintes personalidades: Benedito Vasconcelos Mendes, Suzane Goretti Lima Leite, José Wellington Barreto, além dos acadêmicos Ednaldo de Oliveira Bezerra e Maria Freire da Costa.

O cerimonial foi conduzido brilhantemente pela senhora Marta Noberto de Sousa Aquino de Medeiros.

Confira a relação dos primeiros acadêmicos que foram empossados e suas respectivas cadeiras:

Enviado pela presidente: Franci Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário