Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

ILHA DE MARAJÓ

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.044

  Lembrando o velho mestre da Geografia, Alberto Nepomuceno Agra, vamos à Ilha de Marajó no estado do Pará. A maior ilha fluviomarítima do mundo faz parte do Arquipélago de Marajó com mais de 40 kme também conta com mais de 530 mil habitantes. Bastante conhecida na história pela sua produção artesanal em argila – cerâmica marajoara – concorre essa fama com o grande criatório de búfalos calculado em 600 mil cabeças. Recentemente algumas reportagens sobre a Ilha de Marajó, ressaltam a qualidade única do seu queijo de búfalas e o Modus vivendi do seu se sempre a mesma de dia e de noite. Entretanto, detalhes sem fins não são abordados num todo sobre o arquipélago (grupo  de ilhas) que permanece como paraíso desconhecido.

ILHA DE MARAJÓ. (FOTO: GOVERNO FEDERAL/DIVULGAÇÃO).

        Somente a ilha de Marajó, possui doze sedes de municípios como: Santa Cruz do Arari, Afuá, Anajás, Breves, Cachoeira de Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Porto de Pedras, Salva Terra, São Sebastião da Boa Vista e Soure. A imensa área do arquipélago está sobre Proteção Ambiental composta por várias reserva
povo. Nesse lugar, cuja pluviosidade passa dos 2.000 mm por ano, a temperatura alta é quas. Há muito são mostradas nos livros de história, fotos da cerâmica marajoara com seus desenhos indígenas que impressionam. Mas a ilha também vive da pesca, da cultura da mandioca e, como já foi dito, do imenso rebanho bubalino nos seus banhados. Não é tão simples sair de Belém para o arquipélago cuja viagem leva mais de três horas sobre águas. Como se vê, muitas coisas ainda podem ser descobertas naquela área, principalmente pelos amantes da Natureza.
       Com o progresso do Brasil nas últimas décadas, proliferam estradas asfaltadas para todos os recantos brasileiros. Aumentando o turismo também se aumenta o conhecimento das Cinco Grandes Regiões Brasileiras, antes isoladas pela falta da infraestrutura. Mesmo assim, alguns pontos do Brasil continuam como isolados santuários com acesso para poucos. Exemplos são as chapadas e serras importantes que concorrem com a beleza de qualquer parte do mundo. Por outro lado, chamamos a esses lugares de paraíso, mas nem todos os viventes apreciam esses tipos de paraíso. Cada roseiral com seus espinhos. E o conceito geral de paraíso, depende do gosto de cada um. Mas que o Arquipélago de Marajó deve ter incontáveis belezas escondidas para a maioria dos brasileiros... Nenhuma dúvida.
       Vai? Boa Viagem.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário