Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2019

O ARTESÃO DO CANGAÇO

Por https://brasil.elpais.com

Expedito Seleiro ganha fama no mundo da moda ao reproduzir a sandália de Lampião em sua oficina no sertão do Ceará. O artesão Expedito Seleiro, 74 anos, que recriou com cores vivas o modelo de sandália usado por Virgolino Ferreira da Silva, o temido rei do cangaço conhecido como Lampião.


Expedito Seleiro mostra o processo de manufatura da sandália do Lampião.


Os sapatos coloridos foram criados por Expedito em uma tentativa de diferenciar o produto que fazia do dos concorrentes. As cores fizeram sucesso e, em 2006, ele foi convidado pela grife Cavalera para fazer os sapatos do desfile da grife na São Paulo Fashion Week.


As cores vivas e o estilo "rococó" que fez sucesso nas sandálias foi aplicado pelo artesão em bolsas, coletes, carteiras e até cadeiras e luminárias, que são vendidos para lojas de todo o país.


Com o sucesso das peças os 22 membros da família de Expedito se uniram em uma associação e trabalham juntos na oficina dele em Nova Olinda, Ceará.


Detalhes dos produtos feitos na oficina de Expedito Seleiro em Nova Olinda, Ceará.


Na oficina em Nova Olinda, um grafite que retrata Lampião e Maria Bonita.


Retrato de Expedito Seleiro, 74 anos.

https://brasil.elpais.com/brasil/2014/05/09/album/1399669072_269518.html?fbclid=IwAR1REaPyZjhUxIjKS5bKuSjRPKGSxIQBkp7Idp86Xf4hNAKXKSitisEWoNk#foto_gal_8

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário