Seguidores

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

CU DOCE

Clerisvaldo B. Chagas15 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.062
PRÉDIO E SOBRADO DO MEIO DA RUA. (FOTO: LIVRO 230).
     Alcancei o salão de sinucas de Zé Galego, depois demolido, no “Prédio do Meio da Rua”, numa esquina, vizinho a Nézio Barbeiro. Estudava ainda Admissão e, Nézio foi o primeiro barbeiro que conheci. Zé Galego era ex-jogador do Ipanema e bastante popular. Com o fechamento do maior armazém de secos e molhados de Santana, no meio do prédio citado, o salão de sinucas mudou de lugar, só não lembro se o dono ainda continuava o mesmo. Do outro lado da rua estreita ficava a “Casa Ideal”, sapataria do senhor Marinheiro Amaral. Comecei a frequentar o salão como curioso e depois com aprendiz amador.
     Como todos os segmentos sociais têm suas gírias ou ditados, também encontrei esses jargões, provérbios, ditos, no mundo da sinuca. Lembro-me de alguns: Cu doce (para os adversários sortudos); jumento que carrega açúcar, até o cu é doce (ditado para as sucessivas vitórias do oponente); quem quer muito traz de casa (expressão a quem preferia a jogada mais difícil e valiosa e perdia, ao invés de fazer a mais simples e menos vantajosa); não existe Deus do Bom Começo (dito usado quando o adversário iniciava ganhando).
     Os maiores embates nos salões de sinucas de Santana do Ipanema eram entre Dézio e Neco. Dézio, ex-jogador do Ipanema, era especialista em aplicar sinucas. Neco, em encestar. Todos paravam para assistir duelos entre ambos. Espetáculos impagáveis. Mas havia outros jogadores profissionais como o Idelsuíto, Branda, Zé Matuto e Valdo. Quando peguei gosto quis sair do amadorismo, pois já estava viciado no melhor jogo que encontrei na vida. Foi aí que me lembrei dos conselhos de Seu Manezinho (meu pai) sobre vícios. Abandonei completamente os salões para não virar malandro de jogo.
     Tempos depois, gestão de Ulisses Silva, a prefeitura demoliu o “Prédio do meio da rua” e o “Sobrado do meio da rua”, construídos no tempo de vila, com vários compartimentos para comércio. Era o shopping da época. Ainda hoje Santana do Ipanema possui esta modalidade de jogo no bairro Camoxinga. Mas eu, pelos menos, nunca mais entrei em salão de sinucas, nem para jogar, nem para saber quem é o jogador cu doce com hífen ou sem hífen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário