Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

OS CANGACEIROS ADÍLIA E CANÁRIO

Por José Mendes Pereira
Fico a imaginar: Como é que Rubens Antonio consegue dá cor a um fio de caule, a uma folha, auma rosa... Como ele coloca estas cores em cada detalhe.

Uma bela fotografia colorida dos cangaceiros Adília e Canário feita pelo baiano professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

Na minha visão Adília de Jesus companheira do cangaceiro Canário não era bonita, e se os amigos estudiosos do cangaço discordarem da minha opinião não há problema, cada um ver de um jeito. Nesta foto acima ela está mais ou menos, não feia e nem bonita. Nem todo mundo veio ao planeta cheio de beleza.

Assim como afirmam os escritores e pesquisadores que Lídia Pereira do cangaceiro Zé Baiano era a facínora mais linda do cangaço no meu olhar, Adília e Cristina eram as mais feiosas.

Dizer que uma pessoa não é bonita não há desrespeito de forma alguma, e em nenhum momento estou desprezando as cangaceiras. O desrespeito é quando se critica moralmente, isso sim.

..., Maria Bonita e Cristina

Mas segundo o ex-prefeito de Poço Redondo e escritor do cangaço Alcino Alves Costa que certa vez me afirmou através de e-mail que, a cangaceira Adília de Jesus sua conterrânea, com quem por muitos anos fazia parte da sua amizade, e que ela era uma pessoa da sua casa, tinha um coração generoso que batia forte dentro do seu peito. 

Nesta foto: Lampião, Maria Bonita e Cristina. Cristina aparece meio bonita, meio feiosa.

Isso é o que mais vale na vida humana. Sabemos que não é a beleza exterior, isto é, de moldurar uma pessoa, e sim, o que vale mesmo é a beleza interior que ela guarda por dentro de si.

Adília e Sila cangaceiras. Nesta foto Adílía aparece sem brilho.

Mas isso não é o caso. O que eu falo é apenas afirmando a minha maneira de vê-las. Mas mesmo eu não achando elas bonitas sou admirador de carteirinha das duas cangaceira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário