Seguidores

quinta-feira, 28 de março de 2019

MAIS UMA DEMARCAÇÃO HISTÓRICA REALIZADA COM SUCESSO.

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Dessa vez o local demarcado foi onde nasceu a ex-cangaceira Durvinha (Durvalina Gomes de Sá) que abandonou sua casa ainda na juventude ao resolver acompanhar o cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva o "Moderno", viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião. Após a morte de Virgínio "Moderno", vitimado pela policia pernambucana em outubro de 1936, Durvinha passou a conviver maritalmente com o também cangaceiro Moreno II (Antônio Ignácio da Silva), com quem terminaria seus dias de vida.

Enfrentando o calor insuportável do sertão do norte baiano, as muriçocas e as mutucas, os pesquisadores Sandro Cavalcanti Leite vulgo "Sandro Lee" e o jagunço João de Sousa Lima, auxiliados pelo amigo Manoel Cicero de Sá o "Cicinho" sobrinho de Durvinha, chegam aos escombros da antiga casa onde no passado abrigou a família da ex-cangaceira e utilizando uma modesta, mas significativa placa, demarcam mais um local histórico envolvendo a história cangaceira nos limites da cidade baiana de Paulo Afonso, cidade essa de extrema importância histórica, que cedeu vários de seus filhos para as hostes de Lampião e seus aliados.

Vamos conferir as fotografias do evento.

Aos amigos Sandro Lee e João De Sousa Lima o meu mais profundo reconhecimento e gratidão. Dois "Cabras de Peia" que valem ouro.
Como diria meu amigo e confrade Manoel Severo Barbosa... Avante.










https://www.facebook.com/

http:///blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário