Seguidores

quinta-feira, 11 de abril de 2019

A FESTA DO CORDEL E DA POESIA NA NOITE DE FORTALEZA


 Por:Manoel Severo

Samya Abreu, Manoel Severo e Francine Maria

O dia 30 de março marcou mais uma iniciativa que uniu cordel e poesia na noite de Fortaleza. Aconteceu no Restaurante Caravele o encontro do cordelista e poeta Paulo de Tarso - O Poeta de Tauá com os talentos mirins das inconfundíveis Francine Maria, de Ibiapina e Samya Abreu, de Maranguape, com direito a participação do premiado Klevisson Viana, uma noite sensacional.

 O espetacular talento de Samya Abreu e Francine Maria

Paulo de Tarso; o poeta do Tauá; não precisa apresentar, o talento e a arte da poesia do sertão e de nossas origens fazem parte da vida desse grande poeta popular; Klevisson Viana é outro que dispensa qualquer apresentação; é simplesmente um dos mais festejos e premiados artistas de nosso nordeste; a esses dois "monstros" se uniram essas duas talentosas e espetaculares meninas que enchem nosso coração de esperança, as lindas Francine Maria e Samya Abreu. Não é necessário dizer que a poesia fez morada na noite deste sábado, quando cada um dos presentes entrou em contato com o que temos de melhor.

Ingrid Rebouças e Francine Maria
 Francine Maria
Paulo de Tarso, Manoel Severo e Klevisson Viana
Samya Abreu e Ingrid Rebouças

A França, a Itália e a Península Ibérica já cultuavam a arte do cordel desde o século XII na Europa; sendo o “Cordel” uma das mais fortes heranças de nossa origem portuguesa, foi introduzido como manifestação artística popular em terras brasileiras a partir do litoral nordestino e invadindo o interior em fins do século XVIII. Caracterizado por sua forma ímpar e especial, foi popularizado preponderantemente pelos poetas que perpetuavam sua arte nas feiras populares e nos pequenos mercados do nosso interior. 

 Ingrid Rebouças, Paulo de Tarso e Manoela Barbosa
Paulo de Tarso, Ingrid Rebouças e Klevisson Viana

Essa maravilhosa Literatura de Cordel; com letras maiúsculas; é uma manifestação literária tradicional e típica da cultura popular brasileira, principalmente de nosso maravilhoso sertão nordestino. Os estados do nordeste, principalmente, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, vem destacando-se nesse universo que é tão nosso. A noite foi de muita festa para celebrar a poesia de nosso sertão.

Noite do Cordel e Poesia
Restaurante Caravele, Fortaleza CE
30 de Março de 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário