Seguidores

sábado, 20 de abril de 2019

FOGO NO CORCUNDA

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.093

O emocionante “Corcunda de Notre-Dame” é um romance escrito pelo escritor francês Victor Hugo. O livro foi publicado em 1831 e tornou-se best-seller mundial. O famoso escritor francês escolheu como cenário para o seu trabalho, a Catedral de Notre- Dame, no centro de Paris, cujo início da edificação aconteceu em 1.163. Impossível falar sobre Paris e deixar de fora a Torre Eiffel e a Catedral citada. Quanto à literatura, o escritor francês consta na primeira linha do romance no globo. A famosa igreja de Notre- Dame que quer dizer “Nossa Senhora”, pois a ela foi dedicada a sua edificação, absorveu tanto o personagem do romance que é impossível falar sobre a Catedral sem Quasimodo, o corcunda da ficção. 
CATEDRAL. (FOTO: REPRODUÇÃO).
O acidente do fogo acontecido na igreja, não queimou somente o edifício, mas a tradição ficcional do criador de Quasímodo. Logo o lamento do mundo inteiro caiu sobre Paris. A Igreja de Nossa Senhora não era apenas um monumento religioso católico, mas uma imensa obra de arte histórica que pertence ao patrimônio mundial. E a ira de algumas pessoas quando algo assim acontece, não tem cabimento. Os dirigentes não podem se preocupar apenas com as artes e os monumentos históricos. O abandono de edifícios tombados é encontrado em todas as regiões do planeta. Não poderia ser diferente na França, apesar de primeiro mundo. No Brasil, foi o incêndio no museu e... Pior a destruição deliberada de cidades no Oriente Médio, pelos considerados terroristas.
Diante da solidariedade geral, temos a certeza de que em breve a Igreja Notre-Dame será restaurada na parte perdida. E afirmamos, na parte perdida, porque é a Catedral completa que estar precisando de uma revisão... Difícil é fazê-la no todo e no tempo curto. Bem, pelo menos o incêndio serviu para lembrar o livro do autor francês, que passou a ser vendido com velocidade. Vamos reler o drama e a tragédia de Victor Hugo com a fala do Corcunda no campanário famoso de Paris. Estranho me parece que o fogo tenha começado justamente nos momentos religiosos mais caro para a Igreja Católica.
E se o Corcunda de Notre-Dame resistiu durante 188 anos, por certo também sairá vitorioso do fogo danado de lá de cima.


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário