Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2019

E PARA NÃO PERDER O COSTUME...

... mais uma fotografia inédita e exclusiva sendo apresentada para os estudiosos e simpatizantes das histórias, pesquisas e estudos sobre o cangaço.

Na fotografia a ex-cangaceira Durvinha (Durvalina Gomes de Sá) aparece ao lado de seu filho, Murilo Souto. Uma fotografia antiga que retrata um momento alegre e descontraído vivido pela antiga integrante do bando cangaceiro chefiado pelo comandante maior do cangaço. Lampião.

Durvinha entrou para o cangaço muito jovem, quando decidiu abandonar a casa dos pais e acompanhar o cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva o "Moderno", viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião. Após a morte de Moderno, ocorrida em outubro de 1936, Durvinha passou a conviver com o cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva), ao lado de quem terminou seus dias de vida em Belo Horizonte/MG, onde morava com a família.

Há alguns anos atrás durante viagem à Minas Gerais, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Murilo Souto, filho do casal Moreno e Durvinha e conversar, ainda que por alguns minutos, sobre a vida de seus pais. Deixou-me a impressão de ser um homem sério, de poucas palavras, calmo e de bom caráter.

Aproveitando o espaço quero agradecer a minha estimada amiga Neli "Lili" Maria da Conceição pela concessão dessa e de outras fotografias e filmagens para apresentação em meu perfil pessoal e demais redes sociais.

Esses materiais quando guardados serão facilmente consumidos pela ação do tempo e se perderão para sempre, expostos serão "eternizados" e possibilitarão o melhor entendimento da história e de seus personagens.

Espero que apreciem, afinal não são todos os dias que temos a possibilidade de conhecer e ter acesso a imagens como essa.

Geraldo Antônio de Souza Júnior




http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário