Seguidores

sábado, 11 de maio de 2019

LAMPIÃO NA BAHIA

https://www.youtube.com/watch?v=6qMfw4XwAvo

Publicado a 03/11/2018

LAMPIÃO NA BAHIA. 

No dia 21 de agosto de 1928, Lampião acompanhado dos cangaceiros: Ezequiel Ferreira (Irmão) "Ponto Fino II, Virgínio Fortunato da Silva "Moderno", Luiz Pedro, Mariano Laurindo Granja "Mariano" e Mergulhão I (Antônio Juvenal da Silva), atravessa o rio São Francisco em direção ao Estado da Bahia, deixando o Estado de Pernambuco para trás, devido às intensas e incessantes perseguições das Forças Policiais Volantes daquele estado. 

Na Bahia os cangaceiros Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto) e Arvoredo (Hortêncio Gomes da Costa ou Hortêncio Gomes Lima) juntam-se ao bando cangaceiro, unindo forças para levar adiante os planos do temível e experimentado cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva “Lampião”. 

Lampião aproveita a calmaria do novo estado para descansar e recompor sua rede de coiteiros e apoiadores, além de arregimentar novos cangaceiros para o fortalecimento de seu bando. Refeita sua rede de apoiadores e recomposto seu bando com novos elementos arregimentados, em sua grande maioria, em solo baiano, Lampião reinicia sua vida de crimes, levando a morte e a destruição aos sertões. 

A partir desse momento os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, passam a serem suas principais áreas de atuação. Tem início a chamada “Segunda Fase do Cangaço Lampiônico” (1928 / 1938). Nesse documentário/entrevista que foi produzido e idealizado pelo pesquisador baiano, Sandro Lee (Paulo Afonso/BA), vocês terão acesso ao depoimento do senhor Argemiro Teixeira Hora, morador do Povoado Santo Antônio no município baiano de Paulo Afonso, um remanescente da época, que presenciou a chegada e fatos envolvendo Lampião e bando em sua região. 

Entre os fatos presenciados pelo Senhor Argemiro Teixeira Hora está o assassinato do jovem e inocente João de Clemente, morto por Lampião, quando tentava se evadir do local, com o intuito de proteger suas montarias, ao perceber a aproximação do temido bando. 

Ao ver o filho morto o pai de João, senhor Clemente, com uma faca em punho parte para cima de Lampião para matá-lo, mas diante de força desproporcional, foi imediatamente contido pelos demais elementos do bando. 

Esse e outros fatos e acontecimentos envolvendo Lampião e seu bando naquele pedaço de chão baiano vocês conhecerão através desse importante depoimento histórico. Fatos que desfazem a imagem de herói e de justiceiro imposta através dos anos, provavelmente, por desconhecedores da real e verdadeira história do cangaço. 

A história e seus personagens merecem nosso respeito e dentro do contexto histórico devemos interpretá-los e entendê-los. Adendo: Há divergência entre pesquisadores do assunto quanto a data exata da entrada de Lampião na Bahia. 

Há quem afirme que a data de entrada de Lampião no Estado é 21 de agosto de 1928 e outros, como é o caso de Frederico Pernambucano de Melo, que afirmam ser o dia 19 de agosto de 1928 a data precisa da entrada de Lampião em território baiano. 

Deixem seus comentários, críticas e sugestões. Geraldo Antônio De Souza Júnior

Categoria
Música neste vídeo
Canção
Artista
Volta Sêca
Álbum
Cantigas de Lampeão
Licenciado ao YouTube por
[Merlin] Nikita Music (em nome de Todamérica) e 2 sociedades de direitos musicais

Fonte Youtube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário