Seguidores

domingo, 12 de maio de 2019

VISITA A ÚLTIMA SOBREVIVENTE DE ANGICO.

Dulce Menezes dos Santos nasceu no estado de Sergipe no dia 23 de maio de 1923. Aos 14 anos de idade foi retirada do ambiente familiar e levada contra sua vontade por um cangaceiro chamado Criança III (Vitor Rodrigues Lima), pertencente ao subgrupo liderado pelo cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), ambos subordinados a Lampião.

No dia 28 de julho de 1938 na ocasião em que a Força Policial Volante alagoana, que tinha o comando do então Tenente João Bezerra da Silva, atacou o coito onde os cangaceiros estavam acampados há aproximadamente uma semana, Dulce e seu companheiro estavam presentes e mesmo diante de intensa fuzilaria, conseguiram escapar ilesos, sem serem atingidos, fato que não ocorreu com onze de seus confrades de cangaço, inclusive Lampião e Maria Bonita, que foram mortos durante o ataque. Pegos de surpresa os cangaceiros não tiveram tempo para organizar um contra-ataque e uma tímida troca de tiros teve início, sendo logo sufocada pelo intenso e organizado ataque militar.

Finalizado o ataque foram contabilizados doze mortos, sendo, onze cangaceiros, incluindo Lampião e Maria Bonita e um soldado chamado Adrião Pedro de Souza, integrante da tropa comandada pelo Aspirante Francisco Ferreira de Melo.

Chegava ao fim o reinado do maior e mais temido cangaceiro de todos os tempos.

Com a morte de Lampião a vida do cangaço perdeu o sentido. Não havia mais um grande líder para organizar e manter a unidade entre os "Cabras". Fugir ou se entregar para as autoridades em busca de uma possível garantia de vida eram as únicas opções naquele momento. O cangaço iniciava sua derrocada.

Dulce e Criança a exemplo de tantos outros cangaceiros resolveram se entregar às autoridades e pouco tempo depois obtiveram o indulto (Perdão) presidencial, concedido pelo então presidente Getúlio Vargas.

Após obter a liberdade o casal cangaceiro resolve abandonar o Nordeste e seguir em direção à região sudeste do país, passando primeiro pelo estado da Bahia onde trabalharam em fazendas da região como forma de obter recursos financeiros para seguir adiante na jornada em direção ao estado de Minas Gerais. Chegando à Minas Gerais foram acolhidos pelo fazendeiro Antônio Anastácio (Jacó), na cidade de Jordânia no referido estado.

Nesse meio tempo Dulce e Criança se separam e seguem caminhos opostos.

Dulce Menezes, que tinha dois filhos com o cangaceiro permanece em Jordânia/MG e passa a conviver com Jacó, com quem teve dezoito filhos. Criança III (Vitor Rodrigues Lima), com a guarda dos dois filhos, segue para o estado de São Paulo, onde veio a falecer no dia 28 de julho de 1997, ocasião em que se completava 59 anos da morte de Lampião.

Dulce Menezes dos Santos completará noventa e seis anos no próximo dia 23 de maio de 2019 e atualmente ela é a última sobrevivente de Angico e a última cangaceira, ainda viva.

Agradeço a dona Dulce Menezes dos Santos e a sua filha Martha L. Anastácio Menezes, por nos receber em sua residência e nos proporcionar, além de entrevistas e depoimentos sensacionais, uma calorosa e acolhedora recepção, sem esquecer também de agradecer a presença dos amigos; José Francisco Gomes de Lima, Neli Maria da Conceição “Lili cangaceira”, filha do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha e a amiga Rosália Pereira da Silva, que estiveram presentes durante o encontro ocorrido na cidade de Campinas no interior do estado de São Paulo.

Meus agradecimentos a todos e desejo vida longa com saúde e lucidez para dona Dulce Menezes dos Santos a última testemunha dos acontecimentos de Angico.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

Chegando à cidade de Campinas/SP com o amigo José Francisco Gomes de Lima. 

Sentadas: Dulce Menezes dos Santos e sua filha Martha L. Anastácio Menezes.

Em pé da esquerda para a direita: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Cangaçologia), 
Neli Maria da Conceição, filha do casal cangaceiro Moreno e Durvinha e José Francisco 
Gomes de Lima. Sentadas:  Dulce Menezes dos Santos e sua filha Martha L. Anastácio 
Menezes.

Em pé: Neli Maria da Conceição e José Francisco Gomes de Lima.

Com Marta L. Anastácio Menezes filha de Dulce Menezes dos Santos.

Neli Maria da Conceição "Lili cangaceira" filha do casal cangaceiro Moreno e Durvinha. 

Rosália Pereira da Silva. Amiga da família do casal cangaceiro Moreno e Durvinha e 
uma das pessoas responsáveis por cuidar do casal durante seus últimos anos de vida. 

Martha L. Anastácio Menezes durante entrevista para o canal Cangaçologia (YouTube).

Dulce Menezes autografando o livro que apresenta a sua biografia.

Dulce.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário