Seguidores

quinta-feira, 13 de junho de 2019

AUDÁLIO TENÓRIO, O CORONEL DAS ÁGUAS BELAS

Por Manoel Severo - Publicado em 2010


A cerca de 90 km de Garanhuns vamos encontrar o município de Aguas Belas. Anteriormente denominada de Ipanema, tem seu  nome atual a partir da afirmação do Ouvidor Jacobina, que durante uma viagem pela região, encontrou no local água potável de excelente qualidade e teria falado: "Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas". 

Casarão do Riacho Fundo

O município pertencia a Buique, emancipando-se no ano de 1871 e passando a categoria de cidade em 1904. Sua populaçao de acordo com senso de 2009 era estimada em cerca de 40 mil habitantes.

Mapa do estado de Pernambuco, em destaque: Águas Belas

 Matriz de Águas Belas

Casa de Audálio Tenório, centro de Águas Belas

Partindo de Garanhuns pela BR 423, antes mesmo do entroncamento que dá acesso à sede do munícipio; cerca de 75 km da cidade das sete colinas, vamos encontrar a majestoja Casa Grande da Fazenda Nova, petencente ao poderoso chefe político local, Coronel Audálio Tenório de Albuquerque. Potentado pertencente as prestigiadas famílias Albuquerque, Maranhão e Lucena, Audálio por décadas foi um dos principais chefes políticos do agreste pernambucano, ao lado de seus parentes: Gerson Maranhão, de Itaiba e Zezè Abílio de Bom Conselho. Audálio Tenório se notabilizou pelo grande poder político e economico e também por ser um dos mais poderosos coiteiros de Virgulino Ferreira, no estado de Pernambuco.

Recebidos pelo confrade, pequisador Antonio Vilela, tivemos o previlégio de visitar a Fazenda Nova, pertencente ao grande coronel. Atualmente administrada por sobrinhos, encanta pelos traços fortes e bem conservados ainda da época do grande líder aguabelense.

 Casa Grande da Fazenda Nova

Casa agregada: Fazenda Nova

Vilela abrindo caminho para a subida ao Casarão do Riacho Fundo

Antonio Vilela e Danielle Esmeraldo

Da sede da fazenda, partimos "caminhando", guiados pelo amigo Vilela, rumo ao "Casarão do Riacho Fundo", cerca de 4 km serra acima; uma verdadeira fortaleza no meio da montanha, de difícil acesso e por isso,lugar frequentado com constância pelo Rei do Cangaço, sob as bençãos do poderoso Audálio, o Casarão do Riacho Fundo se configurava como coito seguro para as hostes cangaceiras e era prova viva do poderio e da grandeza dos senhores coronéis do agreste.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário