Seguidores

terça-feira, 30 de julho de 2019

HÁ OITENTA E UM ANOS CHEGAVA AO FIM O REINADO CANGACEIRO DE LAMPIÃO.

Por Geraldo Júnior

Precisamente no dia 28 de julho de 1938, Lampião e parte de seu bando eram surpreendidos pelos soldados da Força Policial Volante alagoana comandada pelo Tenente João Bezerra da Silva.

Surpreendidos, os cangaceiros que estavam acampados na Grota do Angico (Porto da Folha/SE), foram atacados ferozmente pelos soldados, não houve tempo para organizar um contra-ataque, fugir daquele inferno de balas era o único pensamento daqueles que ali estavam. Finalizado o tiroteio confirmou-se a morte de Lampião, de Maria Bonita e de outros nove cangaceiros, além de um soldado pertencente a Força alagoana. Escapando do local aproximadamente quatro cangaceiras e vinte e um cangaceiros. 

Chegava ao fim a vida bandoleira de Virgolino Ferreira da Silva "Lampião".

Geraldo Antônio de Souza Júnior




No Arquivo da Faculdade de Direito do Recife há um relatório documentando uma viagem de observação e pesquisa na “zona sertaneja assolada pelo banditismo” realizada por uma comissão de estudantes da Faculdade na ocasião da morte de Lampião e de seus companheiros em Angico, sertão de Sergipe, em julho de 1938. (Arquivo da Faculdade de Direito do Recife - UFPE).


Imagens: Arquivo da Faculdade de Direito do Recife - UFPE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário