Seguidores

domingo, 14 de julho de 2019

LAMPIÃO JOGAVA CRIANÇAS PARA CIMA E AS APARAVA NA PONTA FINA E ALONGADA DO SEU PUNHAL?

Por José Mendes Pereira

O escritor e pesquisador do cangaço João de Souza Lima considerado um dos principais historiadores do cangaço do Nordeste do Brasil, e que mora na cidade de  Paulo Afonso, no Estado da Bahia, e é ele quem revela os seis principais mitos e lendas que contam sobre o perverso e vingativo Virgolino Ferreira da Silva o patenteado capitão Lampião, que percorreram por vários Estados do país e que ainda continuam como se fossem verdades. 

Muita gente que ainda não teve a oportunidade de ler Lampião Pesquisado por quem sabe e entende do assunto, acredita no que é contado em rodas de amigos, cada um quer contar a sua história com muita fantasia. A história sobre Lampião é muito enfeitada e muitos enfeites sem nenhum tico de fundamento, mas é porque alguns estudiosos vão no que foi escrito por pessoas que nem sabem como adquirir os fato 

E como é que os leitores poderão adquirir fatos verdadeiros sobre o cangaço e Lampião de modo geral?

Procurem pessoas que já escreveram livros sérios.

E como descobrirão que os livros são sérios, isto é pesquisados?

Acessar os seguintes blogs: 

http://cariricancaco.blogspot.com - Manoel Severo 
http://lampiãoaceso.blogspot.com - Kiko Monteiro
http://joaodesousalima.blogspot.com João de Sousa Lima
http://cangaconabahia.blogspot.com - Rubens Antonio
http://portaldocangaco.blogspot.com - Guilherme Machado
https://tokdehistoria.com.br - Rostand Medeiros 

e outros tantos e procurar entrar em contato com os seus administradores que te guiarão para o assunto com seriedade. Eles são pessoas educadíssimas e que têm bons conhecimentos no assunto, e não negarão informar a nenhum.

Escritor João de Sousa Lima

O escritor lembra muito bem aos leitores, estudiosos e curiosos do cangaço que a população sertaneja do Nordeste Brasileiro, com medo do afamado  e violento cangaceiro capitão Lampião, acreditava em todas as histórias sobre o cangaço, e muitas delas foram fundidas e sem pesquisas, e uma delas contada pelo escritor é esta: 

(Foi criada com o objetivo de afugentar os sertanejos que ajudavam a esconder os cangaceiros, os conhecidos coiteiros. As volantes (polícia da época) espalharam que Lampião matava crianças com punhal. Segundo uma das histórias contadas pelos policiais, o cangaceiro jogava as crianças para o alto e as aparava com um punhal). 

Então fica a afirmação como foi criada esta e outras histórias sobre Lampião. A polícia perseguidora de Lampião que queria fracassar o movimento dos cangaceiros e se inventasse isto e outros, com certeza, sem apoio da população Lampião poderia até desistir do cangaço (minha opinião), por não ter mais apoio dos camponeses. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário