Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2019

O CANGACEIRO ZÉ GATO


Por Sandro Lee

... simbora cabroeira! 

Hoje vim falar de um homem pouco citado no cangaço é o José Vicente Xavier, vulgo Zé Gato. nacido em10/10/1915/ em Santo Antônio da Glória na Região de Paulo Afonso BA .

Esse homen teve sua passagem pelo bando de Lampião e foi testemunha de muitas coisas. Sempre foi conhecido por sua coragem. Era caçador de gato do mato dai o nome.


Zé Gato sempre viveu no anonimato, mas foi simm um cabra de Lampião. Ele era primo de Mané Revoltoso e Medalha. Também teve uma irmã no cangaço a Sabrina. 


Em uma certa vez seu primo Mané Revoltozo se desentendeu com Corisco em uma discussão bem fervorosa, e Zé Gato entrou pelo meio dos dois companheiros e pediu um pouco de calma e conseguiu acalmar a situação. Vendo tantas pelejas e a morte de seu primo Mané Revoltoso junto com Medalha mortos pela polícia no pé da Serra do Retiro .

Em Paulo Afonso BA os dois estavam presos e a polícia tirou eles das celas e os ezecutou a sangue frio. Tudo isso foi motivo para Zé Gato sumir do bando. 


Fizemos uma visita à família dele no povoado Juá. Sandro lee. João de Souza Lima.Wasterland Ferreira e o bispo Baracho. Visitamos a filha de Zé Gato e a dona Peda que nos recebeu com seu esposo e nos deram um verdadeiro banquete onde o bispo se fartou de queijo. Um ótimo roteiro para todos nós amantes do tema ...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário