Seguidores

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

LANÇADO EM QUIXERAMOBIM, "OLHARES SOBRE ANTÔNIO CONSELHEIRO: NOVAS ESCRITAS DE (EXISTÊNCIA)"

Bruno Paulino, Manoel Severo, Virginia Domingos, Pedro Igor e Yarlei Leitão

Na noite da última sexta-feira, dia 09 de agosto de 2019, o Cariri Cangaço e a AquiLetras lançaram nos salões do Memorial Antônio Conselheiro, no centro da cidade de Quixeramobim, no sertão central cearense,  o aguardado, "Olhares sobre Antônio Conselheiro: Novas escritas de r(e)existência"; o livro é uma coletânea dos textos premiados no I concurso literário Cariri Cangaço/Aquiletras, realizado com alunos do ensino médio de Quixeramobim por ocasião do Cariri Cangaço Quixeramobim, acontecido entre os dias 24 e 26 de maio de 2019 na cidade cearense, berço de Antônio Conselheiro.


A publicação é organizada por Bruno Paulino, Pedro Igor Pimentel; ambos da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço em Quixeramobim, representantes da AquiLetras; e o curador do Manoel Severo Barbosa. A obra celebra aos 10 anos do Cariri Cangaço. O livro tem ainda a apresentação da escritora Grecianny Cordeiro, da Academia Cearense de Letras - e prefácio de Ricardo Machado - membro da AQUILetras. 

Manoel Severo fala no lançamento do livro

O lançamento de "Olhares sobre Antônio Conselheiro: Novas escritas de r(e)existência" aconteceu dentro da solenidade de posse da nova diretoria da AquiLetras, Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes , como também dentro das comemorações da semana do município de Quixeramobim. A solenidade contou com as presenças de autoridades do mundo da politica, intelectual e educacional da região e marcou a posse do poeta e escritor Bruno Paulino e do produtor cultural Igor Pimentel, presidente e vice-presidente, respectivamente da Aquiletras.

Pedro Igor, Manoel Severo e Bruno Paulino
Yarlei Leitão e Manoel Severo
Yarlei Leitão e familia, ao lado de Manoel Severo

A mesa do lançamento contou com a presença do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do presidente da AquiLetras, Bruno Paulino, do vice-presidente, Pedro Igor, da professora orientadora Virgínia Domingos e ainda do representante dos alunos participantes, Yarlei Leitão, vencedor do concurso literário Cariri Cangaço-AquiLetras. 

 Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Bruno Paulino e Pedro Igor
Neuma, Vereador José Wilson e Manoel Severo
 Manoel Severo, Vitoria Barros e Virgínia Domingos

"Participar do livro "Olhares sobre Antônio Conselheiro" como professora orientadora foi uma experiência enriquecedora e gratificante. Estimular nossos estudantes para a escrita é sempre desafiador, porém se torna surpreendente a forma como muitos abraçam a oportunidade de expressar o que pensam por meio da palavra. Ao compartilhar a ideia de produzir os artigos para o concurso literário tive a certeza de que deveria incentivá-los a deixarem fluir suas habilidades de escrita; no entanto, mais do que isso, sabia que precisava instigá-los a buscarem mais sobre o tema, sem dar-lhes respostas ou conceitos prontos.Assim, em meio às outras atividades cotidianas, também vi surgir o desejo de participar de mais um desafio da escrita, por parte de alguns alunos que, ultrapassando qualquer cansaço ou distração, dedicaram-se a produzir artigos que pudessem expressar suas vozes, refletindo sobre lutas semelhantes à de Conselheiro, que fazem a diferença nos dias atuais. É sabido que não conseguimos realizar o processo de produção  com todos os alunos, como gostaríamos. Mas é fato que os estudantes que conseguiram escrever conquistaram muito mais do que fazer um bom artigo. Deixaram em seus colegas e em nós, professores, a certeza de que suas opiniões são válidas e precisam ultrapassar os muros da escola. Que podem ir além, construindo a cidadania por meio de suas vozes, representadas pelo ato de escrever." comenta a Professora Orientadora, Virgínia Domingos.

 Autores...alunos e alunas autografam a Obra... 
Terezinha Oliveira,Manoel Severo e Julieta Rocha de Almeida Lima.
"Algo que mais impressionou a todos por ocasião do concurso literário foi a pronta adesão de alunos e professores orientadores de toda Quixeramobim, tanto de escolas públicas como da rede privada. Inicialmente das dez premiações foram contempladas nove escolas distintas ,confirmando o tamanho do envolvimento e do compromisso da comunidade escolar com a memória e historia não só de Conselheiro mas também de Quixeramobim." Comenta Bruno Paulino, presidente da AquiLetras e um dos organizadores do livro.

 Manoel Severo e João Paulino
Colégio Nossa Senhora do Rosário, representado na Obra, por cinco escritoras...

"É com muita alegria que apresentamos as nossas 5 escritoras que estarão na Bienal brilhando com seus textos presentes nesse livro tão importante pra nossa terra e pro crescimento literário de nossa cidade. O Colégio Nossa Senhora do Rosário tem a honra de ter vocês em nossa família rosariana. Momento ímpar vivido pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário: a premiação de 5 textos no primeiro concurso literário Cariri Cangaço/Aquiletras,os quais compõe esse livro de grande importância para a literatura de Quixeramobim. Nossos parabéns às 5 alunas escritoras,às nossas professoras de códigos e linguagens,em especial a professora Vanessa Lemos e o nosso agradecimento a todos que prepararam esse momento de grande relevância para a cultura de nossa cidade" Festejam os representantes do Colégio Nossa Senhora do Rosário, um dos colégios que tiveram seus alunos entre os autores do livro.

Manoel Severo e Moacir Simão
Neto Camorim, Manoel Severo e Bruno Paulino

"Uma das grandes e curiosas indagações que invadiam meu coração, desde os primeiros momentos de construção do Cariri Cangaço Quixeramobim, ao lado dos amigos Bruno Paulino e Pedro Igor; dentre outros; era justamente como a atual Quixeramobim se relacionava com a figura histórica de seu filho mais famoso, como as novas gerações; os meninos e meninas, as escolas, os professores, a comunidade em geral, via e sentia a presença e o legado desse imenso ícone da história sertaneja do Brasil. Isso nos moveu para a realização do concurso literário e hoje testemunhamos com muita alegria e honra o trabalho e o sentimento desses jovens, imortalizado através do livro. Isso não tem preço" confessa o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo.   
Os vencedores e seus professores orientadores foram: 1° Yarley de Sousa Leitão, do Colégio Senso, e sua professora Nataly de Oliveira Rufino; 2ª Vitória Barros, E.E.E.P Dr. José Alves da Silveira e sua professora Ana Virginia Domingos de Oliveira; 3ª Jayane Carneiro Andrade, E.E.M.T.I Assis Bezerra e sua professora Mayara Albuquerque.

 4ª Ana Luiza Almeida Sampaio do Colégio Nossa Senhora do Rosário – Professora: Vanessa Fernandes Lemos Severo; 5° Lucas Medeiros da E.E.M.T.I Cel. Humberto Bezerra - Professora: Paula Heveline; 6ª Gabrielly Pereira da E.E.E.P Dr. José Alves da Silveira - Professora: Ana Virginia Domingos de Oliveira; 7ª Vitória de Sousa Silva da E.E.M. Guilherme Correia – Professor: Francilino Barbosa da Silva; 8ª Vitória Holanda de Andrade do Liceu Alfredo Almeida Machado – Professora: Natalyanne Alves de Souza.; 9°  Johelen Amâncio da E.E.M. Dr. Andrade Furtado II – Professora: Cândida Lima; 10ª Andressa de Sousa Nogueira do Colégio Nossa Senhora do Rosário – Professora: Vanessa Fernandes Lemos Severo.

Lançamento "Olhares sobre Antônio Conselheiro:Novas escritas de r(existência)"
Memorial Antônio Conselheiro
Dia 09 de Agosto de 2019
Quixeramobim, Ceará - Berço de Antônio Conselheiro


http|//blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário