Seguidores

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

AO LADO DE JOÃOZINHO, FILHO DOS CANGACEIROS CANÁRIO E ADÍLIA -

Por Rangel Alves da Costa

Dizem que eu me pareço com Alcino, mas este amigo aí ao meu lado possui uma feição que é uma cópia fiel do pai: Bernardino Rocha, o Canário, o famoso cangaceiro. Não só filho de Canário como de Adília, a mocinha do Alto de João Paulo que por amor se embrenhou nas entranhas da mataria seguindo os passos do cangaço. 

Batizado como João Batista Correia dos Santos, mas depois simplificado para João Batista dos Santos após perder o registro, nasceu em 12 de outubro de 1938, poucos dias após a morte de seu pai, morto à traição (pelas mãos de Penedinho, companheiro de bando, e já após o massacre de Angico), nos arredores da Poço Redondo, na Fazenda Coruripe. Joãozinho veio ao mundo nas proximidades da cidade sergipana de Propriá, numa localidade chamada Morro do Chaves. 

Por muito tempo morou com seus avôs maternos, numa propriedade nas proximidades do então distrito de Poço Redondo. Criado pela avó, por muito tempo chamou sua mãe Adília de “comadre Adília”, e sua avó de mãe. Assim que completou vinte anos arrumou mala e cuia e resolveu ir viver em outras paragens. Após breve temporada no Rio de Janeiro, fixou moradia em Brasília, onde vive até hoje. Casado em segundas núpcias, possui três filhos. 

Joãozinho reside na capital federal, mas quando sente saudades vem num passo só até seu Poço Redondo, onde tem irmãos (somente por parte de mãe) e muitos amigos, como este que vos noticia. E dono de um proseado tão bom e cativante que dá vontade de sentar com ele debaixo de sombra boa e deixar o tempo apenas passar.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário