Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2019

GUGI, PAPAGAIO E CATA-VENTO

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.190

O papagaio e o cata-vento estavam sempre ali na última casa do Bairro São Vicente. Todos os domingos batíamos perna rumo a serra do Gugi. Turminha de quatro a cinco companheiros, descíamos a ladeira do Pelado, Baixio, Imburana do Bicho, Camonga, Cedro, Gravatá, Cedro do Gugi, Terra Vermelha, Pé da Serra. Galinhada na casa do senhor Jonas – várias vezes candidato a vereador – e fila indiana pelo difícil acesso ao lombo da serra. Lá no alto, um paraíso na terra. Inúmeras árvores frutíferas e uma paisagem de tirar o fôlego. Era o dia inteiro chupando manga “Gobom”, grande, deliciosa, quase sem caroço, no sítio de dona Neném. Jabuticaba, caqui, goiaba, cana caiana, laranja, banana, naquele Éden santanense. Mais tarde descíamos mais um pouco para beber caldo de cana no engenho do senhor Olavo.
PAPAGAIO. (FOTO: CANAL DO PET).
Nunca fomos mais acima onde existe uma grande pedra e vista para a cidade de Dois Riachos. Foi por ali que foi morto mais tarde o famigerado pistoleiro Zé Crispim. Ponto culminante do município de Santana do Ipanema, o Gugi está situado a 12 km do centro de Santana. Aos seus pés escorre o riacho Gravatá, afluente pela margem esquerda do rio Ipanema. O complemento das delícias serranas estava num belíssimo poço sombreado com árvores de porte e pedras enormes em suas margens. Nunca encontrávamos o riacho Gravatá em época de cheia, mas o poço de água fria nunca nos faltou naquelas andanças domingueiras. Nos estertores da tarde retornávamos em cima dos pés, chegando à cidade já com as luzes dos postes em atividade.
Atualmente o Bairro São Vicente encontra-se completamente modificado. Inúmeras e importantes construções ocuparam o antigo espaço vazio e acidentado entre ele e a Lagoa do Junco. Até mesmo hotel de luxo se encontra onde se ouvia o charlear do papagaio. O trajeto até a serra parece o mesmo de cinquenta anos atrás. Mas o cume do Gugi só não mudou a parte física. Infelizmente o tal desmatamento está sempre amolando machado a golpear a natureza.
E no pensamento, segue a jornada, Clerisvaldo, Mileno e José Carvalho, Chico de Assis... Subindo e descendo a Ladeira do Pelado...
Saudade no cenário: cata-vento e papagaio.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário