Seguidores

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O COICE DO BOI

Clerisvaldo B. Chagas, 9/10 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.196
 
(FOTO: PIXABAY).
Com as promessas do governo estadual em baixa – asfalto Belo Monte, Pindoba e Matadouros Regionais somente no papel – foi preciso tomar alguma providência, pelo menos em Santana. Segundo notícias, parece existir um acordo entre o governo municipal e órgãos do estado para se resolver à situação de abate de bovinos. Aproveitar-se-ia um abatedouro de animais de pequeno porte, já existente, com adaptações para os outros. A notícia é resumida e não esclarece bem o que será realizado. O certo é que alagoas inteira vem arrastando esse problema de abatedouros sem condições e abates clandestinos. E assim, em muitos lugares a população vai consumindo carne bovina de origem duvidosa.
Descartado o antigo abatedouro, sem condições nenhuma, o outro se localiza a seis quilômetros do centro da cidade. Fica à margem da rodovia que liga Santana a Olho d’Água das Flores. Bem pertinho estão duas áreas de reserva de caatinga, uma particular e outra do governo estadual, esta cortada pelo riacho João Gomes, afluente do rio Ipanema. O mesmo riacho onde a municipalidade pretende construir uma grande barragem no seu curso inferior. Desde já estamos torcendo para que os planos do município sejam realizados com êxito total. Cremos que, naturalmente, haverá todas as providências para proteger o meio ambiente, livrando de qualquer tipo de poluição o riacho João Gomes.
O antigo matadouro, localizado dentro da zona urbana e margem do rio Ipanema, era um dos seus ferozes poluidores. Aliás, sugerimos desde a gestão anterior, que o matadouro desativado fosse transformado em “Memorial do Rio Ipanema” e administrado em parceria com a AGRIPA. Promessa feita pelo, então, gestor, promessa não cumprida.
Caso o prefeito atual, Dr. Isnaldo Bulhões, realize esse empreendimento ampliando o matadouro novo, adaptando-o para o abate bovino no atual padrão sanitário, terá feito uma obra que servirá de lição para inúmeras cidades polos de Alagoas. Aliviará a permanente angústia de mais de duzentos marchantes e ganhará o reconhecimento da população santanense pela garantia de alimento com qualidade.
Que a iluminação divina passe  por ali.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/10/o-coice-do-boi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário