Seguidores

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

(O TRISTE FIM DO CANGACEIRO VIRGÍNIO FORTUNATO " VULGO" MODERNO) (O BELO DOS BELOS DO CANGAÇO)

Por Guilherme Machado

Virgínio foi um cangaceiro do bando de Lampião além de ser casado com Angélica irmã de Lampião. Perdeu a sua esposa para a peste bubônica. Virgínio entrou para o Cangaço em 1927. Era conhecido no bando como o gigante branco com seus quase dois metros de altura e pesando 110 quilos de puro músculos. Por força maior deixou a vida de almocreve viajante para se juntar ao cunhado por perseguição da policia local. 

Em 1936 Virgínio entra no Estado de Pernambuco fazendo divisa com o Estado de Alagoas para dar cobertura a Lampião, isto foi em entre o Rio do Sal PE. e Delmiro Gouveia AL. O Cangaceiro viajava atrás de Lampião algumas Léguas e margeava a região com outro chefe" Corisco.

Ao anoitecer a volante do Cabo Pedro Alves seguia Virgínio a distância com 5 soldados que morria de medo de um contra ataque dos homens de Virgínio... Por volta de 19:Hs. os cangaceiros pararam para se arrancharem a 300 metros da Fazenda Rejeitado, quando Virgínio decidiu subir em uma ruma de pedras com mais ou menos um metro e meio de altura com mais seus quase dois metros! para ver se avistava algum macaco pelas redondezas... Pois já era noite e ele com seus apetrechos reluzentes nas abas do Chapéu se tornou alvo fácil

A volante do Cabo Pedro abriu fogo e baleando Virgínio no peito e nas virilhas, o Cangaceiro ao receber o impacto dos tiros deu uma cambalhota no ar e caiu sobre as pedras. Os cangaceiros começaram a atirarem a esmo e ao mesmo tempo a baterem em debandada. 

O corpo de Virgínio ficou jogado por ali mesmo. No outro dia o Tenente Manoel Neto e seus homens encontraram o corpo de Virgínio e o deformaram com cabos de fuzil e quase o arrancaram o maxilar para levarem os dentes de ouro que o cangaceiro usava.

Corisco localizou Lampião ali perto e esbaforido o disse:

- Compadre, mataram Moderno!

Lampião quase não se aguentava de pé, perguntou:

- Onde e quem o matou, Compadre? 

Respondeu corisco:

- Não se sabe quem foi não, compadre!

Então Lampião falou:

- Compadre, procure despistá-los os macacos porque eu preciso enterrar o meu cunhado!

Corisco saiu arruaçando nas vizinhanças e chamando a polícia para o seu encalço, enquanto Lampião e os demais foram ao local que estava o que sobrou do corpo de Virgínio.

- Quando chegaram lá a fedentina era total. Mas conseguiram identificar o corpo pelo tamanho? Lampião pediu que os demais que cavassem uma cova e isto foi feito e enterraram o que sobrou do gigante cangaceiro! Lampião ordenou que os amigos se afastassem e tirou o chapelão de couro e começou a rezar ao lado da cova do cunhado e amigo. Ao sair pegou uma faca e fez uma cruz em um tronco de craibeiras ao lado da cova de Virgínio Fortunato "Moderno".

Lamento uito ter perdido a fonte deste trabalho


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário