Seguidores

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

EMPOSSADO EM NOVA OLINDA, O COMITÊ CONSULTIVO INTERSETORIAL DA CHAPADA DO ARARIPE

Por Valdir Nogueira

Conhecida por sua beleza e grandeza, a Chapada do Araripe é uma região de riquezas naturais e culturais, de ancestralidades, de tradições e de inovações. Diante de sua representatividade, Governo do Ceará, instituições e sociedade civil constituíram o Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade, que foi empossado nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 16h, durante a programação da celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. O Comitê foi criado por Decreto 33.341 de 11 de novembro de 2019, com a coordenação executiva da Secult. O evento contou com a presença da Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, e do Secretário da Cultura, Fabiano Piúba.
A formação do Comitê é resultado do encaminhamento do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, realizado em agosto no Cariri cearense. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), junto a entidades, gestores culturais, artistas, pesquisadores e demais parceiros articularam diferentes ações para garantir que a Chapada do Araripe seja reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Iniciativa da política cultural, o Comitê tem o objetivo de promover, articular, garantir, coordenar e executar programas, projetos e ações em torno da proposta da candidatura da Chapada do Araripe como patrimônio cultural e natural da humanidade pela Unesco. Neste sentido, coloca-se no centro do debate a pesquisa enquanto inovação e difusão dos conhecimentos científicos e técnicos para a promoção da valorização cultural e natural da Chapada do Araripe, com ênfase nas narrativas históricas, políticas, artísticas e culturais. A proposta faz parte de uma ação integrada que envolve os três níveis de Governo, Organismos Internacionais, Universidades, Instituições Não Governamentais, Instituições Técnicas Científica e pesquisadores. Assim, a execução da presente ação representa a criação de processos efetivos para o reconhecimento internacional do patrimônio cultural e natural da região da Chapada do Araripe.

Valdir Nogueira, Pesquisador e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário