Seguidores

domingo, 1 de dezembro de 2019

SANTANA: REVELAÇÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
                                                          Crônica: 2.223
    
       Temos inúmeras revelações para Santana do Ipanema, sobre Geografia, Sociologia e História da zona rural. Isso é coisa, porém, para mais adiante. Inclusive, uma revelação bombástica na Geografia do município e sertaneja, verdadeiro furo jornalístico. Mas, vamos a de hoje. O riacho João Gomes tem, grosso modo, entre nove e doze quilômetros. Escorre dentro do município na zona rural. Seu curso superior passa pelas faldas sul da serra Aguda onde se pretende erguer a estátua sacra mais alta do mundo e margeia uma reserva particular de caatinga.  O curso médio passa próximo a uma segunda reserva particular e corta a AL-130. Pertinho, será adaptado um matadouro de pequeno porte para o abate de bovinos. Ao cortar a AL penetra na terceira reserva que pertence ao governo. No curso inferior será construída a prometida gigantesca barragem.
Serra Aguda abrigará a maior estátua sacra do mundo (Foto: B. Chagas).
Mas por que o riacho se chama João Gomes, a muitas e muitas gerações? Será que se refere a antigo morador das suas margens? Nunca se ouviu dizer que alguém saiba o motivo. Pois bem, vamos à revelação. João Gomes se refere a uma planta conhecida no sertão como “beldroega” (Família das Portulacaceae). Planta usada como alimento juntamente com o “bredo” durante a Semana Santa, do litoral ao sertão. Segundo a medicina popular serve para problemas urinários, intestinais, gástricos, regeneração da pele, fadiga, coceiras, pruridos, eczemas, calos, edemas, ferimentos e cortes e infecções urinárias; ainda é diurético, depurativo e emoliente.
Estar aí, portanto, desvendado o mistério do riacho João Gomes: riacho das beldroegas; riacho onde prolifera em suas margens e leito seco, a planta medicinal e comestível joão gomes.
Quanto ao modo de consumir a erva, o interessado deve procurar em outras fontes.
O riacho João Gomes nasce no sítio Tingui, passa por vários outros sítios e desemboca no rio Ipanema, pela margem direita no também sítio Barra (foz) do João Gomes.
Pesquisar é descobrir, leitura é conhecimento.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário