Seguidores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

AINDA SOBRE A SANTA DA SERRA AGUDA

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.250

Ainda não tive o prazer de visitar o recente trecho asfáltico Bairro Barragem – Novo Condomínio, no alto da Floresta. Dizem que o empreendimento particular faz parte do Novo Condomínio para uma entrada e saída mais rápida pela BR-316. Essa sempre foi uma sugestão nossa, mas para o poder municipal: Uma via de encurtamento de caminho para a UFAL e Hospital dos transportes que vêm de Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Canapi e várias outras cidades do Oeste. Um acesso ao hospital sem precisar rodear mais de três quilômetros pelo centro da cidade. Não temos, porém, a informação se o trecho é privativo do Condomínio ou aberto para todos. Alternativa supimpa para expansão e mobilidade urbana.

SERRA AGUDA, O LUGAR DA IMAGEM (FOTO: B. CHAGAS).

Para se chegar até o topo da serra Aguda – lugar onde ficaria a imagem de Senhora Santana – poderá ser usada a via acima, cuja continuação dará acesso à serra, por trás, com a subida mais acessível. Também se pode chegar ao local do cimo, pela rua do Hospital, vindo do Centro, pela Floresta. Mas como ainda não sabemos como se dará o acesso ao monte, enxergamos outro acesso, não passando pelo hospital, mas saindo do Centro em direção à serra, pela frente, contornando o monte pela parte lateral a parte de trás. Nesse caso seria beneficiada a parte baixa da Floresta, os sítios serra Aguda, Lagoa do João Gomes e, indiretamente, a grande região do sítio Olho d’Água do Amaro. Com a primeira alternativa, os benefícios diretos seriam para a parte alta da Floresta permitindo possível expansão seguindo o lombo da serra da Remetedeira. De uma maneira ou de outra toda a região do antigo Bairro Floresta poderá sofrer profundas transformações para melhor.
Como se vê nesta análise, a imagem de uma santa eleva a fé, as condições físicas e sociais de uma região. Não é somente uma imagem para ser venerada e acalentar turistas.
Quem viver, verá.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário