Seguidores

domingo, 12 de janeiro de 2020

DADÁ E O RÁBULA, LIBERDADE E COSTURA.


Por João Filho de Paula Pessoa

“Ilmº. Snrº. Major Cosme de Farias.
Os meus respeitos.

Tem esta o fim especial em solicitar a vossa alma nobre, o favor, um apoio, uma caridade em nome do nosso excelso padroeiro Sinhor do Bonfim, em nome dos vossos entes queridos, para que vos compadeça da minha triste situação, da minha grande tristeza, peço que vós sejais o meu defensor, o meu patrono, nesta causa que existe contra mim ....

..... porém, hoje me encontro inutilizada, sem uma perna e, além disso, condenada, sem ter um ente que possa falar por mim, só Deus, e agora esta grande inspiração enviada pelo Creador, para apelar para seu coração generoso, o qual espero serei atendida. Da humilde Sérgia Ribeiro – Dadá.”


Trechos da carta enviada por Dadá da cadeia à um célebre Rábula de Salvador pedindo sua ajuda. 

Em Dezembro de 1941, este advogado prático, conhecido como Advogado dos Pobres impetrou um Habeas Corpus em favor de Dadá, libertando-a e dando-lhe de presente uma Máquina de Costura para ela trabalhar e seguir a vida, e assim ela fez, seguiu a vida pós cangaço como costureira, uma excelente costureira, que sempre foi, e criou filhos e netos neste ofício. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 16.10.2019.
Na foto: Dadá e sua neta Ilana Borboleta
Acervo: Ilana Borboleta.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário