Seguidores

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O RISO DA NOIVA E A TREMEDEIRA DO PADRE.

Por João Filho de Paula Pessoa

Em Outubro de 1937, um Padre da pequena cidade de Porto da Folha, no Sertão de Sergipe, foi chamado às pressas para dar a extrema unção à uma mulher que estava à beira da morte na cidade vizinha de Monte Alegre/SE. O Padre atende ao chamado e rapidamente vai até a casa campestre onde estaria a pobre mulher. Ao chegar é informado que, em verdade, não há ninguém morrendo e que ele tinha sido chamado àquela casa para fazer um casamento de cangaceiros. O Padre toma um susto, se desespera, ensaia uma fuga, mas é alertado para não fazê-la, pois a casa estava guardada pelo bando lá fora que aguardava o casório. 

O Padre em elevado estado de nervosismo permaneceu na casa, quando apareceu o noivo, Corisco, aí o nervosismo se tornou incontrolável, beirou o pânico. Corisco o cumprimenta e pede para ele iniciar o casamento sem demora, em virtude do perigo em se demorar num mesmo lugar. 

O nervoso padre sem opção, preparava-se para o ato religioso, quando chega a noiva, Dadá que ao posicionar-se à frente do noivo e do padre, não contém os risos e “cai” na gargalhada, momento em que o Padre, cautelosamente, perguntou o motivo dos risos. E Dadá respondeu que era devido sua tremendeira, que estava muito visível e neste momento pediu para ele se acalmasse, pois estava tremendo mais do que vara verde, dizendo-lhe que nenhum mal lhe fariam, pois queriam apenas casar. 


No atestado de óbito diz que Corisco era solteiro

O Padre se descontraiu um pouco, se acalmou, se ergueu emocionalmente e assumiu o controle da cerimônia religiosa, os casou, tendo os cangaceiros e os serviçais da fazenda como testemunhas e retornou em paz à sua paróquia em Porto da Folha, onde assentou aquele casamento de cangaceiros em sua paróquia, tornando Corisco e Dadá Marido e Mulher aos olhos de Deus e dos Homens. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 07/02/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário