Seguidores

quinta-feira, 26 de março de 2020

O RASO DA CATARINA E A PERSEGUIÇÃO A LAMPIÃO

Por Beto Rueda

Era o mês de novembro de 1932, as tropas baiana e pernambucana surpreenderam Lampião na Caverna do Chico, no Raso da Catarina(ecorregião localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no Estado da Bahia).

Firmou-se um convênio entre os interventores da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco no sentido de prender o chefe cangaceiro. O chefe da polícia baiana instituiu um prêmio de 10 contos de réis pela captura, vivo ou morto.

A polícia seveciava os coiteiros para obter confissões. Os tenentes do exército Ladislau, Liberato, Manuel Arruda, Filadelfo Neves, Campos de Menezes, Luis Mariano e Osório Cordeiro comandavam as tropas. Partiram de Jeremoabo.

Atravessar aquela imensa região inóspita era um feito extraordinário. Nos lajedos a água era invisível, o ar sufocante.

Cangaceiros e soldados convergiram para um combate, isolados e sedentos.

Resistir, ficar exposto ao calor abrasador, acima de 40 graus, ao sol forte, com sede e desespero, era necessário ser um forte. A vida para todos naquele momento parecia odiosa.

Lampião olhou em torno da paisagem rala, avistando apenas garranchos cinzentos, na terra esturricada. Não existia casa, nem água, muita tristeza. Fez-se uma trégua.

As volante retornaram na perseguição com a certeza do êxito.

Os cangaceiros fugiram e deixaram os seus pertences na caverna. Os soldados recolheram armas, munição, jogos, alpercatas, chapéus enfeitados, perfumes, moedas e o livro História de Christo, de Papini. O livro foi oferecido pelo comerciante Jackson Alves Carvalho em 29.11.1929 - Capela, Sergipe. Maria do Capitão saiu ferida.

Lampião foi para Itapicuru e quase matou o coiteiro, Dr. João da Costa Pinto Dantas, filho do Barão de Jeremoabo, que fugiu para Salvador. Lampião atribuía-lhe a denúncia.

Em itapicuru assaltou armazéns e seguiu para Massaracá, onde uma força de contratados, sob o comando do sargento José Joaquim de Miranda, apelidado de Bigode de Ouro, o esperava para um ataque. Lampião matou Bigode de Ouro e dividiu o bando em três grupos.

Vivia Lampião mais uma situação limite de resistência física e arrojo nos confins do sertão.

REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA, Aglae Lima de. Lampião, Cangaço e Nordeste. Rio de Janeiro: Editora O Cruzeiro, 1970.

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião, o rei dos cangaceiros. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.

Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário