Seguidores

domingo, 31 de maio de 2020

CHEGADA DE LAMPIÃO NO GRUPO DE SINHÔ PEREIRA

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu e close-up

Em1920, os irmãos Ferreira, ou Virgulino, Antônio e Livino, além de 4 cabras (Antônio Rosa, Primo, Meia Noite e João Mariano), procuram Sinhô Pereira na Passagem do Brejo, em uma das margens do Pajeú e ficam fazendo parte do seu grupo.

Vinha de tempos anteriores a amizade entre as duas famílias. A mãe de Virgulino era afilhada de batismo de Manuel da Passagem do Meio (pai de Sebastião) e o velho Zé Ferreira era afilhado também de batismo, de Manuel Pereira da Silva Jacobina (irmão de Manuel da Passagem do Meio e pai de Luís Padre).

No dia em que Lampião e seus irmãos entraram para o grupo de Sebastião Pereira este para experimentá-los abarracou-se na fazenda da Carnaúba, do cel. Manuel Pereira Lins (pai do ex-deputado estadual Argemiro Pereira) e mandou um recado para o cap. José Caetano, que estacionava em Bom Nome, convidando-o para dar uma brigada. Estava com uns rapazes novos no grupo e precisava fazer um teste com eles.

O capitão José Caetano foi recebendo o recado e mandando tocar a corneta, saindo no rumo da casa do cel. Manuel Pereira Lins com 40 "macacos".

Na Carnaúba houve muito tiro, morrendo Luís Macário, um cabloco ao qual Sebastião estimava e este, com 13 homens, foi obrigado a abandonar a fazenda. O oficial tomou conta da casa, mandou dar sepultura ao morto e regressou a Bom Nome.

Sebastião voltou em seguida à propriedade e não deixou que conduzissem a rede de seu amigo enquanto não lhe arranjasse um companheiro para o cemitério. Não podendo alcançar mais o capitão Zé Caetano, matou, na estrada, um pouco mais adiante, João Bezerra, pessoa entrelaçada com sua família e que nada tinha a ver com suas questões.

Em Vila Bela, 50 anos mais tarde, diria que "aquele" fora o único ato de loucura que praticou na vida e doía-lhe na alma a sua lembrança, tendo mesmo concorrido decisivamente para ele abandonar, para sempre (como fizera), o sertão e o Estado.

Do livro: VILA BELA, OS PEREIRAS E OUTRAS HOSTÓRIAS
De: Luís Wilson


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário