Seguidores

segunda-feira, 25 de maio de 2020

MUNDO RURAL

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de maio
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.301

Os bairros representam unidades da divisão de uma cidade. Os sítios são as unidades divididas da área rural. Assim, didaticamente e até para melhor efeito administrativo do município, elaboramos uma lista de todos os sítios de Santana do Ipanema e que vão além de 130 unidades. Agrupamos essas unidades em 11 regiões. Elas são uma espécie de cabeça de chave.  Isto é, representam todos os sítios do seu grupo.  Dessa maneira temos: As 11 Regiões Geográficas de Santana do Ipanema. Você pertence ou pertenceu a uma delas? Vejamos: De oeste para Leste: Região do povoado Pedra d’Água dos Alexandre, Região da Camoxinga dos Teodósio, Região do Povoado São Félix, Região do Povoado São Raimundo, Região do Povoado Areias Brancas, Região do Sítio Jaqueira, Região do Sítio Remetedeira, Região do sítio Sementeira, Região do Sítio Queimadas do Rio, Região do Sítio São Bartolomeu e Região do Sítio Olho d’Água do Amaro.

EXPANSÃO RURAL ( FOTO; B. CHAGAS).
Caso a prefeitura tivesse uma espécie de ouvidor em cada uma dessas regiões, facilitaria em muito a sua administração.  O ouvidor, em contato com o povo e com o prefeito, Iria captando as necessidades dos sítios daquela região, passando para o gestor que poderia agilizar as soluções dos problemas. Simples assim.  Chamamos também atenção para o desaparecimento de alguns sítios que podem ser deglutidos pela expansão da cidade em algumas periferias, assim deixando cada um de ser sítio rural ao se incorporar às extremidades de bairros periféricos. Exemplos: O sítio Tocaias está para ser englobado pela expansão do Bairro Paulo Ferreira (antigo Floresta). O sítio Bode com seu açude, também ver chegar perto o casario do Bairro Lagoa do Junco. Na saída de Santana em direção ao sítio Curral do Meio II, o sítio Cipó já foi engolido pela cidade. Tem até posto de gasolina e várias casas comerciais.
Numa visão progressista da urbe, caso seja concretizada a construção da imagem sacra mais alta do mundo, na serra Aguda, essa imagem de Senhora Santana  atrairá a periferia norte-sul do Bairro Paulo Ferreira que anexará à cidade sítios como serra Aguda e entorno podendo até chegar ao sítio Lagoa do João Gomes, lá na baixada por trás da serra. É por isso que o planejamento urbano é importante e a Geografia mostra os caminhos seguros. E se você nunca pensou em sua cidade dessa maneira poderá pensar a partir de agora. Estamos sempre a precisar de cabeças pensantes e não somente de aplausos para quem pensa. O bem-estar coletivo é prioritário. Pergunte sempre o que você pode fazer pelo seu município e não somente o que o seu município pode fazer por você. VIVA O SERTÃO!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário