Seguidores

sábado, 13 de junho de 2020

CASA DA CULTURA



Diretor, Luís Bento de Sousa
Luís Carolino.
APOIO. Prefeitura Municipal de Jati-Ce
( JATI em Boas Mãos ).
ADM. María de Jesus Diniz Nogueira
( Neta ).

INVASÃO E RESISTÊNCIA
( 93 - ANOS ).

Em 1927, Mossoró era uma Cidade grande para época, com pouco mais de 20 mil habitantes. O grupo de cangaceiros, chefiado por Virgolino Ferreira da Silva (Lampião), tinha cerca de 80 cangaceiros. Missão impossível, tentativa frustada em querer saquear uma Cidade desse porte.

Era final de tarde do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, quando o bando começou a percorrer as ruas vazias de Mossoró. O prefeito da Cidade Rodolfo Fernando, um grupo de Militares e parte da população civil, entricheirados em pontos estratégicos da Cidade, reagiram ao ataque. O bando acabou fugindo, missão fracassada, deixando para trás homens feridos, como José Leite de Santana (Jararaca) que foi preso no dia seguinte, morto e sepultado no dia 18.

" José Leite de Santana (Jararaca)
Buíque Pe, 05 de Maio de 1901
Mossoró 18 de Junho de 1927.

Obs: segundo fontes informativa de Sebastião fialho Sigueira ( Bastim ), José Leite de Santana o Cangaceiro (Jararaca), apelido batizado por Lampião, esteve no então Macapá, hoje Jati-Ce em 02 de Março do ano de 1926 em viagem a Cidade de Juazeiro do Padre Cícero Romão Batista.

Pesquisador.
Luís Bento de Sousa
Luís Carolino.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário