Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2020

SOBREVOANDO POVOADOS

Clerisvaldo B. Chagas, 11 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.320
POVOADO PEDRA d"ÁGUA. FOTO (GOVERNO DO POÇO/DIVULGAÇÃO)
Santana do Ipanema possui atualmente quatro povoados. O povoado geralmente vem de uma casinha isolada, de uma igrejinha, de doações de terrenos... Mais uma casa, mais outra e outras, formam um aglomerado, um arraial, cujo crescimento robusto ganha a denominação de povoado. Têm aqueles que depois estacionam sem futuro, outros progridem até às condições de cidade. Um terceiro grupo progride até certo ponto e mesmo com tantas coisas a oferecer continua povoado. Em nosso livro inédito “O Boi a Bota e a Batina; história completa de Santana do Ipanema”, três povoados têm suas respectivas histórias contadas com detalhes. São eles: Pedra d’Água do Alexandre, São Félix e Areias Brancas. O povoado São Raimundo está fora pois, não constava como território de Santana do Ipanema e pertencia ao município de Água Belas, Pernambuco quando o livro foi escrito.
Quem mais deu sorte foi o povoado Areias Brancas, porque foi formado à margem da rodagem Santana – Palmeira dos índios que depois foi asfaltada.  Areias cresceu e hoje é cortada ao meio pela BR-316. Não faltam transporte para Santana, Maceió e qualquer outro centro, garantidos pela BR. Já dispõe de posto de gasolina, padaria, biblioteca pública, açougue, escolas, mercadinhos e várias outros estabelecimentos comerciais. Tem luz, água, calçamento, praças, jardins e política forte que sempre consegue eleger seus representantes na Câmara Municipal. Tudo isso tendo como base o asfalto da sua ótima localização.
O povoado São Félix está inserido na Região Serrana e atende as necessidades básicas dos sítios da região. Seu progresso é lento mesmo com benefícios trazidos pelo poder público. Isso se deve a contramão do eixo rodoviário Santana – Maceió. São 12 km de estrada de terra da sede a Seu Félix que sonha um dia com o asfalto Santana – Águas Belas passando por ali e acelerando o seu desenvolvimento. Antes Quixabeira Amargosa, hoje São Felix, santo forte que poderá realizar o milagre da rodovia.
Já o povoado Pedra d’Agua dos Alexandre, também fica numa contramão de 18 km da sede. É cortado ao meio pela linha divisória Poço das Trincheira e Santana do Ipanema. Povoado bi municipal, isso ao invés de ser uma vantagem sempre implicou em atraso,  Mas o problema maior não é a rivalidade entre municípios, mas sim, a distância para ambas as sedes e a ausência de asfalto para se ligar a BR-316. Em havendo maior atenção esse núcleo poderia ser muito progressista como ponte entre Senador Rui Palmeira e Santana.
O tempo dirá.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário