Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2020

ABAIXO G-MAILS ENVIADOS PARA MIM POR DANIEL MOURA BISNETO DE ANÁLIA FERREIRA DA SILVA IRMÃ DE LAMPIÃO.

Por José Mendes Pereira
Neto ou neta (a) e bisnetos de Anália Ferreira irmã de Lampião

Abaixo são g-mails enviados para mim em 2015 por Daniel Moura que é bisneto de Anália Ferreira da Silva irmã de Lampião, só que ele não me informou quem é o neto da Anália, se é o seu pai ou se é a sua mãe, ambos aparecem sentados na foto. Mas os três que estão em pés são bisnetos da Anália Ferreira. 

Anália Ferreira irmã de Lampião

Vamos ler os seus g-mails:

Boa tarde, amigo José Mendes Pereira em Mossoró Rio Grande do Norte:

Eu sou o Daniel Moura bisneto da Anália Ferreira e conforme o combinado essa é a foto da minha família. Sentados estão meus pais, e em pés da esquerda para direita, minha irmã mais nova, e a mais velha, e eu, claro.

E perante as fotos já postadas só peço que os leitores respeitem e não façam o uso distorcido ou deturpado, juntamente com as informações por mim já fornecidas, pois tenho que prezar pelo bem da minha família, né? Se puder avisar em seu blog, desde já agradeço.

Outro:

José Mendes, mas ainda pode me tirar uma dúvida? Estou em conflito com o nome de minha bisavó, Anália/Amélia. Será que não teria por acaso alguma outra mulher na família com nome de Amélia segundo os estudiosos? Nem que fosse uma prima ou tia?

Adendo - José Mendes Pereira.

Grande Daniel Moura:

Eu estou apenas lhe passando o que estudei sobre os seus tios e tias, mas aprendi com os estudiosos do cangaço que são os escritores, pesquisadores e historiadores, e, eu, residindo em Mossoró, no Rio Grande do Norte, tão distante de onde nasceu o cangaço mesmo, só informo o que aprendi com estes profissionais e organizadores da literatura cangaceira.

Todos os filhos dos seus tetravós são:

Antonio Ferreira,
Livino Ferreira,
Virgolino Ferreira,
Virtuosa Ferreira,
João Ferreira,
Angélica Ferreira,
Ezequiel Ferreira,
Maria Ferreira (dona Mocinha),
Anália Ferreira que é a sua bisavó.

Escritor José Bezerra Lima Irmão

Alguns estudiosos do cangaço afirmam que Antonio Ferreira não era filho de José Ferreira, e sim, de um senhor chamado Venâncio. Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão que fez pesquisa durante 11 anos e publicou o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" descobriu que o Antonio também era filho de José Ferreira. 

Adquira-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Como o autor chegou a esta conclusão? Pela data do casamento de José Ferreira/Maria, e pela contagem dos meses do casamento do casal, ele é mesmo filho do patriarca dos Ferreiras.

Escritor e pesquisador do cangaço Sabino Bassetti.

Ainda nasceram duas meninas e segundo o escritor Sabino Bassetti uma delas morreu queimada nas chamas de uma lamparina. Então foram 11 filhos de José Ferreira  dos Santos com dona Maria Sulena da Purificação. 

Pais de Lampião José Ferreira e dona Maria Lopes

Não tem na história do cangaço Daniel Moura, uma Amélia sendo irmã de Lampião. Você é muito novo e deve ter se confundido já que não conheceu a sua bisavó, por morar em outro lugar distante da cidade que você morava ou ainda mora. Acho que você tem uma certa dúvida com o nome de Amália na história do cangaço, mas esta era irmão de Maria Bonita e não de Lampião. 

Amália Gomes de Oliveira irmã de Maria Bonita

Respondeu-me o Daniel dizendo o seguinte:

Ah, sim José Mendes Pereira! Então deve ser isso, porque depois que minha avó foi embora da Paraíba os contatos com os familiares foram perdidos, tanto que ocorreu um encontro com seus irmãos que já não se sabia mais o paradeiro. Ela podia estar confundindo o nome então pela distância e os longos anos que ficaram sem se falar. 
  
Netinha, Limério e Chiquinha filhos de Anália irmã de Lampião

Segue uma foto de Francisca Ferreira da Silva, carinhosamente chamada de Vó Chiquinha por nós netos, bisnetos e tataranetos ou Dona Chiquinha por seus amigos e pessoas de seu convívio, juntamente com seus irmãos Limério e Tia Netinha nesse grande e feliz reencontro. Da esquerda pra direita: NETINHA, LIMÉRIO, CHIQUINHA. Somente Netinha está viva.

Não faltará oportunidade para contactarmos!

Abraço, Daniel Moura!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário