Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2020

BÀRBARAS AMEAÇAS DO CANGACEIRO VOLTA SECA AO ESCRITOR JORGE AMADO; POR USAR UM ALTEREGO COM O SEU NOME NO LIVRO CAPITÃES DE AREIA DO ANO DE 1937.


Por Nataly Mendonça (Estudante de Direito)

O VOLTA SECA QUE JORGE AMADO NÃO CONHECIA!

“Vou guardar, no dia que eu saí daqui desse xilindró vô atráis desse tar iscritô mintiroso e vô fazê ele inguli todin, tô com a pinimpa no côro agora.” (Volta Seca ao descobrir que Jorge Amado usou sua identidade para criar um personagem.)


A vida de Volta Seca sempre foi envolta em muitas lendas. Algumas estimuladas pelo próprio, segundo algumas fontes. Até seu nome e data de nascimento eram motivos de controvérsias. Foi inclusive inspiração para personagem homônimo de Jorge Amado no livro “Capitães de Areia”, o que o revoltou na época.

Nascido em 13 de março de 1918 no povoado de Saco Torto em Sergipe, Antônio trabalhava na lavoura e na feira de Itabaiana. Saiu de casa aos 11 anos de idade por desentendimentos com sua madrasta. Percorreu diversas localidades, acabando sendo levado pelo bando de Lampião como ajudante, principalmente lavador de cavalos.

Fonte: Jornal da Bahia 1938. Foto Canal de Robério Santos no Youtube:


Encontrei este no acervo do Guilherme Machado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário