Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2020

DÁ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!


Por kydelmir Dantas

Bom dia a tod@s. Assistindo e ouvindo pelo "feice" o programa dominical NAÇÃO NORDESTINA, sob a direção do Paulo Corrêa e produção da Kalina Elizabete. Com a participação especial da Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, filha de Expedita Ferreira e irmã de Dejair, Gleusa e Isa, muito interessante, pois citou que a Missa do Cangaço, que este ano, devido a pandemia do covid-19, não ocorrerá na Grota da fazenda Angico, município de Poço Redondo-SE, mas acontecerá via net em Aracaju. 

Jararaca

Lá na Grota da Fazenda Angico, quando acontece a MISSA DO CANGAÇO, devido a propriedade pertencer aos herdeiros de Durval Rosa, tem a organização feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Piranhas-AL. O certo é que... Este ano teremos duas Missas do Cangaço.



Outrossim, quando se fala no livro ICONOGRAFIA DO CANGAÇO (Ricardo Albuquerque, org.) às páginas dedicadas a derrota de Lampião e seu bando em MOSSORÓ fazem parte do acervo do Museu Histórico Lauro da Escóssia e foram feitas pelos fotógrafos José Octávio (Mossoró) e Chico Ribeiro (Limoeiro do Norte). Vejamos às páginas 58, 64 e 65 = trincheira em Mossoró; 60 e 66= Jararaca na cadeia pública da Mossoró... Todas foram feitas pelos fotógrafo José Octávio (Mossoró, junho de 1927).


Páginas 68, 69, 70 e 71 fotos de Lampião e o grupo, à cavalo, e com a presença dos reféns, sentados, em Limoeiro do Norte-CE, são do fotógrafo Francisco Ribeiro (16/06/1927). Legalmente devem ser citados como eles os seus autores. Para o respeito à História e as suas Famílias, que lá se encontram.

facebook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário