Seguidores

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO


Boa tarde, amigos e amigas. 

Estou comercializando os exemplares do meu livro que foi fruto de uma dissertação de mestrado. O livro intitulado: VIRGULINO CARTOGRAFADO: RELAÇÕES DE PODER E TERRITORIALIZAÇÕES DO CANGACEIRO LAMPIÃO (1920-1928), possui 280 páginas e será vendido pelo preço de 40,00 reais (sem o frete incluso). Os interessados entrar em contato no privado.


“O aprendiz de cangaceiro aprendeu e ampliou os ensinamentos do mestre tecelão Sinhô Pereira. Soube como nenhum outro bandoleiro se relacionar com pessoas de diferentes realidades sociais, apesar da preferência pelo contato com personagens mais abastados e privilegiados. 

Se comportava com sabedoria ao romper as redes de proteção, resistia na medida do possível, pois sabia que investir em territórios fracassados poderia gerar sua captura ou morte. 

Como todo político, superava a perda de aliados procurando outros, nem que fosse preciso se espacializar em áreas pouco conhecidas. Essa capacidade de relação o diferenciou de todos os outros cangaceiros. Não por acaso passou a ser dito como capitão, rei e dominador do cangaço. 

Agiu igualmente como um coronel nômade, desejando controlar a vida e o corpo dos seus inimigos. Lampião foi essa multiplicidade não só de territórios, mas de muitos aspectos que podem ser tomados como objetos de estudo”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário