Seguidores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

RIO SÃO FRANCISCO

 Por Antonio Corrêa Sobrinho

Rio São Francisco, meu venerável Velho Chico,

meu elemento, traço da minha identidade nordestina.

Dos nascidos no Brasil, você é o mais extenso.

Quinhentas cidades assentam-se em suas margens.

Os famosos rios Das Velhas e Pajeú lhe devem tributos.

Na Canastra, serra das Minas Gerais, você nasce;

a extensa Bahia, você como um sertanejo forte, trilha todinha;

banha terras de Pernambuco e

separa meu Sergipe das Alagoas,

onde entre um e outro você termina.

Menções a seu respeito, estas que faço aqui,

é para homenageá-lo, grande rio,

salvá-lo com efusivas palmas,

inclusive e sobretudo em agradecimento,

pelas águas que generosamente você sacia Aracaju.

Saiba, meu glorioso rio São Francisco,

que um dia foi também Dos Currais,

o quanto me sinto agraciado,

agradecido, emocionalmente rico,

quando estou lhe apreciando das balaustradas.

Hoje, mesmo, dia ensolarado, calmo, bom,

de passagem pela histórica povoa Escurial,

da sergipana Nossa Senhora de Lourdes,

contemplei seu curso por alguns instantes,

deliciei-me com suas águas plácidas,

descendo calmas, levando galhos e plantinhas,

águas ainda doces por aqui.


https://www.facebook.com/photo/?fbid=3469016193227232&set=a.726605090801703

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário