Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2021

94º ANIVERSÁRIO DA PASSAGEM DE LAMPIÃO EM LIMOEIRO DO NORTE - CE.

Por Renan Brito

No dia 15 de junho de 1927, os caminhos do já temido cangaceiro Lampião, levam-no até o pequeno município de Limoeiro do Norte-CE. Sua vinda ocorre após sofrer resistência na tentativa de assalto a cidade de Mossoró-RN e para chegar segue o percurso dos fios dos telégrafos que ligam os dois estados. Ele e seu bando ao chegarem ao município limoirense são recebidos por Custódio Saraiva de Menezes que no momento era o juiz de paz municipal e na ausência do prefeito municipal tomou a frente das decisões conciliadoras para proteger a cidade. Temos como herança desse fato histórico jornais, fotografias, memórias orais e escritas.

Se interessou pela história? Então venha conferir a Live que será realizada as 19:00hrs agora no dia 15 de junho onde se completa o 94º aniversário da passagem de Lampião por Limoeiro do Norte. Para esse momento, teremos a participação de Raimundo da Silva Araújo Júnior que é pesquisador e escritor do livro Memórias de Lampião em Limoeiro em Limoeiro. Bem como também, Renan Brito que é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará, bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET, escritor e pesquisador em História do Cangaço. Ambos os pesquisadores discutiram sobre esse fato histórico limoeirense. Além dessa discussão, contaremos com a participação cultural do músico Leandro Silva. A transmissão fica por conta do canal da TV Educação (Limoeiro do Norte) no Youtube.

Ao final da Live será feito um sorteio de uma caneca e azulejo da coleção da loja Azuli, “CORAÇÃO NATIVO”. Ao longo da semana publicaremos as regras de participação do sorteio.

No dia 15 de junho às 19:00hrs vocês têm um encontro marcado com a gente no canal da TV Educação. Não percam! Até lá!

Apoiadores: Secretária municipal de Limoeiro do Norte.

@sigaazuli

@arretadoscamisas

@tveducacaolimoeiro

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1664699720405632%2C1663580453850892&notif_id=1623284843787703&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário