Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2021

" O DELATOR, BOTICÁRIO TEÓFILO SIQUEIRA "

 Por Luíz Bento

Nas três primeiras décadas do século XX, havia no Crato um boticário chamado Teófilo Siqueira. Sua Farmácia era frequentada não somente por quem precisasse de medicamentos, mas acima de tudo, por quem quisesse dar boa gargalhadas com os ditos chistosos do boticário. Pois bem, quando o comércio de medicamentos estava em baixa, Teófilo Siqueira selava o seu cavalo, selava outro para sua alma irmã, Pio Carvalho, e saiam os dois, sertões afora tocando uma carga de mala de couro de boi cheia de xaropes. Teófilo Siqueira receitava e Pio Carvalho aviava as receitas, fornecendo os xaropes.

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Saiam de Crato sem destino certo e sem data de chegada, porque só regressavam quando os xaropes se acabavam. Eles faziam tantas diabruras por onde passavam, que nunca podiam voltar pelo mesmo caminho. Nestas viagens iam, sobretudo, aos então quase inacessíveis sertões do Piauí.

Em uma dessas viagens no interior do município de Pio IX, Teófilo Siqueira soube que o lendário " Senhor Pereira " por ali passará como boiadeiro, fugindo para Goiás, conforme concelho do padre Cícero.

Pois bem, na primeira Cidade de volta, Teófilo Siqueira denunciou por telegrama, ao chefe de polícia do Piauí, a passagem de Senhor Pereira por ali, indo para o Planalto Central, viajando de noite por invias veredas e dormindo de dia, para guardar o seu anonimato. O Chefe de Polícia do Piauí, sequioso de evidência por barrar a passagem, por seu Estado, do famoso " Comandante de Lampião ", mandou tenente Zeca Rubens com 40 praças para impedir a viagem de Senhor Pereira, o tenente infernizou tanto a vida do fugitivo, com sucessivos tiroteios, que Senhor Pereira zangado disse: " bem que eu queria ir embora, mas não deixaram. Vou voltar para o Pajeú para matar ou morrer"!

Ele efetivamente voltou; enquanto seu primo " Luiz Padre " teve mais sorte e chegou ileso à cidade de Cacoal, sul do Piauí; lugar combinado para os dois se encontrarem, entrando juntos os dois no Estado de Goiás.

Assim o boticário Teófilo Siqueira foi um grande delator sem ter razões para assim proceder. Ele entrou na história do Cangaço pela porta estreita da delação e o lendário " Senhor Pereira " guardou esta mágoa enquanto viveu em Goiás com nome trocado, e depois em Minas Gerais.

Fonte: Cariri: Cangaço, Coiteiros e Adjacências- Napoleão Tavares Neves . Pág 28- 29- 30.

Por: LUÍS BENTO

JATI 11/06/21/

FOTOS: Senhor Pereira ( Sentado) Luiz Padre ( De pé )

Obs: foram os primeiros chefes de ( LAMPIÃO ).

 https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=4177548092302132&notif_id=1623419426072160&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário