Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2021

SÃO PEDRO

 Clerisvaldo B. Chagas, 28 de junho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.563




 

Pedro completa a trilogia dos santos “nordestinos”: Santo Antônio, São João, São Pedro. Tem muito prestígio no semiárido onde recebe pedidos e agradecimentos todos os dias. Seu nome está presente em milhares de indivíduos no Brasil, em estabelecimentos comerciais, bairros, praças, sítios, fazendas e produtos da indústria.  Durante o mês de junho ganha prestígio dobrado do sertanejo religioso que implora e agradece pelas chuvas benfazejas. Conforme a cidade nordestina, um dos três santos se destaca mais do que os outros em seu festejo, contudo, ninguém vai medir o amor e a fé do indivíduo que tem o seu guia espiritual predileto. Todo o sertão alagoano encerra as comemorações juninas com a fogueira e as homenagens ao porteiro do céu.

“São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Quando se encontrou com o Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família da sua mulher”.

Em Santana do Ipanema, São Pedro é nome de Bairro, nome de igreja, de praça e de rua. O Bairro São Pedro é tranquilo e sempre foi bom para moradia. É rico em história e, ultimamente ganhou reforma na sua praça e asfalto com ligação para o Comércio, direto para a BR-316 e para o subúrbio Maniçoba/Bebedouro. O famoso e tradicional ‘pãozinho de Santo Antônio”, é sempre distribuído na sua igreja (igreja de São Pedro).

Devido a pandemia, é proibida a festa em Alagoas, mas um ou outro desavisado manda foguete e bomba nos arredores da cidade. Vamos nos contentando apenas com as comidas típicas que estão vetadas ao consumo e, um forrozinho eletrônico no cantinho da casa. Agora que vai terminando o mês, intensifica-se a produção do milho, vendido na “rua” pelo preço das alturas de foguetes e balões. Viva São Pedro! Viva o porteiro do céu!!!

IGREJA DE SÃO PEDRO (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário