Seguidores

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ESSES SÃO ALGUNS DOS CHEFES DE SUBGRUPOS DE LAMPIÃO, QUE SOBREVIVERAM AO CANGAÇO.

 Do acervo do Helton Araújo

Moita Brava : Antônio da Silva ou Antônio Alves dos Santos, transitou pelos principais bandos de cangaceiros, sendo eles o de Lampião, Ângelo Roque e o de Corisco onde inciou sua trajetória em tal vida. Era irmão do cangaceiro Carrasco, nas hostes do cangaço teve duas companheiras, as cangaceiras Lili ( quem matou após descobrir adultério ) e Sebastiana com que se entregou em 1938.

Sua atuação como chefe de subgrupo ( bem pequeno por sinal ) foi de pouca relevância e duração.

Manoel Franco da Rocha foi sua última identidade faleceu com 114 anos de idade na capital paulista em 1983.

Zé Sereno : José Ribeiro Filho, esse baiano nasceu em 1913 e fazia parte da tradicional família dos Engrácias, sendo sobrinho dos afamados Antônio, Luís e Cirilo de Engrácia, além de ser primo de outros, tais como Zé Baiano e Mané Moreno.

Era companheiro da cangaceira Sila com quem sobreviveu ao ataque de Angico, onde veio morrer Lampião e Maria Bonita e mais nove cangaceiros.

Foi chefe de um grande bando, tendo em vista que seus tio Cirilo e Zé Baiano morreram nessa trajetória. Se destacou em organizar as entregas dos cangaceiros após a morte do chefe mor Lampião.

Zé Sereno faleceu também na capital paulista em 1981.

Labareda : Ângelo Roque da Costa o pernambucano, dos grandes chefes de subgrupo foi o único a sobreviver ao cangaço.

Corajoso, experiente, não costumava baixar a cabeça para ninguém.

Seu bando era um dos mais temidos em todo sertão. Foi companheiro da cangaceira Mariquinha ( morta em 1939 pela Volante de Odilon Flor ) prima de Maria Bonita, no dia das entregas estava acompanhado por outra mulher.

Por falar em entregas, seu grupo foi o último bando armado a se entregar na cidade Paripiranga na Bahia em 1940.

Ângelo Roque faleceu no ano de 1974.

Moreno : Antônio Ignácio da Silva, esse pernambucano foi cabra de Virgínio Fortunato o Moderno, de quem assumiu o bando após sua morte, além do bando ficou também com mulher do ex chefe, a bela Durvalina.

Era extremamente cruel e perigoso, sobreviveu ao cangaço pois fugiu para terras mineiras com sua companheira Durvinha, onde mudaram de nomes e viveram ocultando o triste passado, onde na velhice decidiram revelar a surpreendente história.

Moreno faleceu em 2010 aos 100 anos de idade em Minas Gerais.

Observação : Com exceção de Zé Sereno nenhum dos outros três se encontravam na Grota do Angico no dia da morte de Lampião. Além desses chefes, sobreviveu também o cangaceiro Pancada.

Fontes Consultadas : Blog Tok de História, Blog Lampião Aceso, Cangaço na Literatura e livro Cangaceiros de Lampião de A a Z de Bismarck Martins de Oliveira.

Fotos via : BENJAMIN ABRAHÃO / JOÃOZINHO RETRATISTA E BLOG LAMPIÃO ACESO

Edição de fotos e texto : Helton Araújo

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1219421121889683&set=gm.571142847474498

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário