Seguidores

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

SILVINO LIBERALINO: DE SUBDELEGADO A REFÉM DE LAMPIÃO

 Do acervo do pesquisador José João Souza

Conforme comprova documento abaixo, no dia 29 de dezembro de 1911, o cidadão Silvino Nunes de Souza, conhecido apenas por Silvino Liberalino, foi nomeado Subdelegado de Vila Bela (atual Serra Talhada PE).

No amanhecer do dia 25 de novembro de 1926, Silvino Liberalino é surpreendido com presença de bando de Lampião em frente de sua casa, no Sitio Poço Redondo, no distrito de Varzinha. Logo que viu a tropa, Silvino não percebeu que estava diante dos comandados de Lampião, pois, naquela época, as roupas dos cangaceiros eram iguais às da polícia. Então, saltou na calçada, com um rifle na mão, e fez a seguinte pergunta:

– É Lampião ou é Força?

O bando respondeu:

– É a Força Volante.

Silvino Liberalino se sentiu mais seguro e disse:

- Então podem entrar. Se fosse Lampião, ia comer bala.

Os cangaceiros entraram e pediram água para beber, quando Silvino colocou a mão no pote para retirar água, os cangaceiros o seguraram e se identificaram:

– Você está falando é com Lampião, cabra. E o prendera.

Silvino foi amarrado e levado para Serra Grande, onde presenciou a maior batalha da história do cangaço. No percurso, Lampião deu uma parada para tomar um café na casa de Senhozinho Estevão, o qual em conversa particular pede a Lampião pela vida de Silvino, porém o capitão automaticamente responde: "não vou mata-lo, mas Silvino é um homem muito malcriado, vou leva-lo e depois eu solto". A missão que Lampião deu para Silvino durante o combate da Serra Grande foi encher as cabaças dos cangaceiros em um olho dágua existente em cima da serra. Após certo tempo de tiroteio, Silvino já cansado de carregar água, então falou para Lampião: "se você tiver um rifle sobrando, eu também sei atirar, e o capitão responde: "fiquei quieto homem e vai pegar água".

O livro "Pernambuco no tempo do Cangaço", de Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, descreve alguns telegramas recebidos pelo o Sr. Desembargador Chefe de Polícia, enviado de Vila Bela pelo Major Theophanes Torres.

No Boletim Geral n° 260, dia 29 de novembro de 1926, apareceu dentre outras a seguinte narrativa (grafia da época): "Força luctou com verdadeiro heroismo sem querer recuar diante inqualificavel abysmo impossivel ser transposto até que teve sua munição quasi totalmente esgotada. Bandidos dispondo olho d'agua em cima da Serra todas as posições em quanto nossos soldados apanhava agua com quasi duas leguas durante todo dia combate. Amanhã darei resultado completo nome mortos, feridos, extraviados. Saudações. Major Theophanes Torres. Comandante Geral Forças do Interior".

Possivelmente o telegrama acima foi passado depois do depoimento de Silvino Liberalino a polícia.

Após o combate, Silvino é libertado ainda em cima da Serra, mas Lampião lhe faz a seguinte advertência: "vai por cima das Serras, só desça quando chegar em suas terras. Cuidado, lá em baixo está cheio de macacos, se eles te pegar vão te matar". Silvino Liberalino chegou em casa o dia já estava amanhecendo, com as roupas todas rasgadas, da camisa sobrou apenas o colarinho.

Fonte: História oral contada pela família.

OBS: Silvino Liberalino era irmão de minha bisavó

https://www.facebook.com/groups/545584095605711

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário