Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2022

O MUSEU ORGÂNICO OFICINA DE SEU RABELO, VIVA O SERTÃO !

 

Manoel Severo e Francisco Rabelo

Quixeramobim, sertão central do meu Ceará, terra berço de Antônio Mendes Maciel; o Conselheiro; terra berço de meus ancestrais, e também, terra berço de Francisco Antônio Rabelo, ou simplesmente Rabelo, ou simplesmente Barão, o Barão que agora tem sua oficina de artes  e ofícios, transformada em Museu !!! Museu Orgânico, o primeiro do sertão central cearense. 
Mas...o que são os Museus Orgânicos ?

Esses maravilhosos equipamentos; uma iniciativa do Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc; têm como principal função transformar em lugares de memória afetiva as casas e oficinas de mestres da cultura e artesãos do Ceará. Aqui os visitantes entram em contato com a arte, o talento e toda a essência desses homens e mulheres que se tornaram Mestres naquele que fazem, e assim foi e é com Rabelo.

Museu Oficina Antônio Rabelo, uma iniciativa Fecomércio-SESC

Certa vez em outro texto escrevi: "Costumo dizer que somos movidos por paixão. As paixões acabam transformando-se em combustível precioso para a realização de nossos sonhos, sonhos de todas as naturezas... Assim tem sido com nosso empreendimento que é o Cariri Cangaço, assim tem sido com o senhor Francisco Antônio Rabelo do sertão maravilhoso de Quixeramobim. Mas, quem é o ilustre Francisco Antônio Rabelo, ou simplesmente Rabelo; como é conhecido por toda Quixeramobim e por todo o planeta ? Poderia dizer que Rabelo é o marido da dona Lúcia, ou o pai do David e do Darvin , poderia dizer que Rabelo é aquele "louco" apaixonado por fusquinhas, por skate e exímio piloto de motocross, ou ainda o esforçado cantor de rock romântico dos anos 80...

Mas vou começar pelo fim: O ilustre Francisco Antônio Rabelo, o Rabelo; é hoje um dos mais respeitados designer de jóias artesanais do Brasil. De sua oficina em Quixeramobim a Ceará Designer de Jóias Artesanais vem ano a ano conquistando a paixão e o respeito de todos que possuem um requintado bom gosto e prezam pela arte a partir das coisas do sertão. Rabelo utiliza todo o seu talento nato transformando pedras rústicas e as mais variadas matérias primas da caatinga em jóias preciosas, de rara beleza e extremo bom gosto. Sua produção tipicamente e preciosamente artesanal; anéis, brincos, colares, braceletes, dentre outros inúmeros acessórios, possuem um marca  inconfundível que tomou conta do Brasil e do mundo: A Marca Rabelo de Ser e de Fazer... Por ocasião da construção de nosso Cariri Cangaço em Quixeramobim, que acontece nos próximos dias 24 a 26 de Maio de 2019, tivemos a oportunidade de nos aproximar e de imediato nos apaixonar pelo "jeito Rabelo de Ser".

Heldemar Garcia e Rabelo

Nesta última semana, dia 27 de maio, mais uma vez em visita a querida Quixeramobim; terra de meus ancestrais e da qual recebi com muito orgulho o titulo de cidadão honorário; fui a casa, oficina, museu, enfim... do Rabelo e de Lúcia. Logo para chegar acabei perdido em função de obras na estrada que acabaram por me confundir, dai liguei para Rabelo que veio me resgatar em seu fusquinha maravilhoso, que figura excepcional !

Acompanhado pelo jornalista Heldemar Garcia, adentramos o agora Museu Orgânico Oficina Antônio Rabelo, bem no centro do Planalto Sabonete. Por entre as maravilhosas peças de sua criação, arte pura do sertão que se transforma e joias artesanais, por entre as pedras de todos os tamanhos, texturas e para todos os gostos, espinhos de mandacaru, esculturas e tudo o mais do universo e oficio do Rabelo, encontramos recorte de toda sua vida, são fotografias preciosas, artefatos cheios de memoria e elementos cheios de afeto que contam a história desse ser humano inigualável chamado Rabelo.

Heldemar Garcia, dona Lúcia Araujo e Rabelo

O recém inaugurado Museu do Rabelo, fica bem do lado de sua casa , que fica do lado da pista de motocross que também fica do lado da oficina de seus fusquinhas, que também fica do lado da sua "Mina", que agora faz parte do Museu !!! Como assim? Pois é, Rabelo certo dia acordou com mais uma ideia "maluca" na cabeça: "Vou construir uma mina aqui no meu quintal para que os mais jovens possam ter essa incrível experiência da mineração e conhecer um pouco da beleza que a natureza nos reserva" é assim o extraordinário Rabelo, o "professor Pardal" de Quixeramobim.

Durante toda visita por muitas vezes nos surpreendemos, eu e ele, com lágrimas nos olhos. "Somos movidos por paixão Severo, você e eu", a cada relato, a cada comentário, a cada lembrança, a certeza que jamais podemos abandonar nosso sonhos. Rabelo é uma dessas pessoas que se guarda no coração, não apenas o artesão talentoso, o empresário de sucesso, que hoje compõe o TOP 100 do Sebrae; figurando entre os melhores artesãos do país; mas e principalmente pelo grande esposo, pai, tio, enfim, pelo imenso ser humano que é, ao lado de sua guardiã simplesmente espetacular, seu grande amor, a razão de sua vida, a querida Lúcia. 

Museu Orgânico Oficina Francisco Rabelo, 27 de Maio de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/o-museu-organico-oficina-de-seu-rabelo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário