Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

LAGOS, LAGUNAS, LAGOAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 19 de agosto de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.754


Quando as águas se acumulam numa depressão, a grosso modo chamamos o local de lago. Caso o volume d’água não seja tão grande, damos o nome de lagoa. E se esta depressão com água tiver alguma comunicação com o mar, leva o nome de laguna. Na verdade, tudo é lago com seus apelidos, conforme suas características. Os dois lagos de Maceió, por exemplo, chamados lagoas Mundaú e Manguaba, nos seus vulgos são lagunas. Valendo-me de Elian Alabi Lucci, os lagos quanto à origem, podem ser: residuais, de erosão, de depressão, tectônicos, vulcânicos, de barragens e mistos. Os cursos d’água que se comunicam com os lagos são chamados afluentes e, os que ajudam no escoamento das suas águas de emissários.

Lagos residuais – provenientes de antigos mares bem extensos que regrediram. Exemplos: Cáspio e Aral.

Lagos de erosão - formados em antigas depressões, em geral pouco profundas, resultando do trabalho da erosão fluvial. São comuns na bacia do São Francisco, no Nordeste ou então escavados pelas geleiras como os da Finlândia. Descrevemos todos eles, do São Francisco, em nosso estado no livro “Repensando a Geografia de Alagoas” (inédito).

Lagos de depressão – que resultaram do acúmulo das águas pluviais e fluviais em depressões fechadas; exemplo Tchad, na Ásia.

        Lagos vulcânicos – formados pela acumulação de água em antigas crateras de vulcões, como o Crater Lake, nos Estados Unidos.

Lagos de barragens – formados por restingas ou cordões litorâneos que dão origem a lagunas, cujos exemplos são os principais lagos brasileiros. (Mundaú, Manguaba – Maceió)

Lagos mistos – Que possuem diversas origens, como, por exemplo, os provenientes de ação erosiva de geleiras, sobre zonas fraturadas da Terra como é o caso dos Grande Lagos da América do Norte e alguns lagos suíços.

Esperamos que o amigo ou amiga tenha gostado. Pena não vermos mais a matéria Geografia de Alagoas, em nossos currículos escolares. Só regressão.

LAGUNA MUNDAÚ EM TEMPO DE CHEIA (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO: REPENSANDO A GEOGRAFIA DE ALAGOAS).



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário