Seguidores

quinta-feira, 23 de março de 2023

ENTREVISTA COM DONA FRANCISCA DA SILVA TAVARES - VIÚVA DO EX-CANGACEIRO ASA BRANCA.

Por José Mendes Pereira

Dona Francisca da Silva Tavares ladeada pelos pesquisadores do cangaço Aderbal Nogueira e Kydelmir Dantas. - A foto pertence ao acervo do cineasta Aderbal Nogueira.

No dia 10 de julho de 2012, em companhia do professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço e Gonzaguiano Kydelmir Dantas, José Mendes Pereira, e o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, cearense, foi feito um documentário na residência de Francisca da Silva Tavares, viúva de Antônio Luiz Tavares, o  ex-cangaceiro Asa Branca.

As fotos abaixo foram feitas pelo próprio cineasta, na residência da entrevistada. O documentário (vídeo) está guardado em seu acervo, que servirá para seus futuros trabalhos.

Francisco, filho do Asa Branca, foi morto aos 24 anos por um primo. Antônio Luiz Tavares o Asa Branca. A foto pertence ao acervo do José Mendes Pereira.

Viviane e sua avó. -  A foto pertence ao acervo do cineasta Aderbal Nogueira

Informação: A Viviane Tavares faleceu recentemente. Sua última aparição no facebook foi no dia 1º de abril de 2022.

Dona Francisca e sua filha Gorete. - As fotos pertencem ao acervo do cineasta Aderbal Nogueira.

Aderbal Nogueira, Dona Francisca e José Mendes Pereira - As fotos pertencem ao acervo do cineasta Aderbal Nogueira

Kydelmir Dantas, dona Francisca e José Mendes Pereira. - As fotos pertencem ao acervo do cineasta Aderbal Nogueira

Informação bastante importante:

Por que Dona Francisca Silva Tavares atualmente com 86 anos de idade, foi esposa do cangaceiro Asa Branca, que se hoje ele estivesse vivo, estaria com 121 anos?

Resposta: Dona Francisca era a segunda esposa do cangaceiro Asa Branca. Quando  foi viver com o cangaceiro ela estava com 17 anos, e o Asa Branca já passava dos cinquenta anos. Ela deu uma fugidinha com ele, deixando para trás, um filho de 7 meses e o esposo, segundo me falou ela em sua residência.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário